SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO
A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário atua nas mais diversas áreas da produção agrícola do município e orientação produtor rural, trabalhando em parceria com a Casa da Agricultura (órgão do Governo Estadual) e o Sindicato Rural do Município.
Itápolis têm uma área rural de 94.751,6 ha, dividida em 2.035 propriedades rurais, de acordo com dados do Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária - LUPA (SAA, 2.016), que são gerenciadas em sua maioria pela agricultura familiar. Há um grande número de pequenas propriedades, sendo 79,01% delas com área de até 50 ha (1.608 UPAs – Unidades de Produção Agropecuária).
As Cooperativas rurais cresceram no município nos anos 2000 e concentram a produção de várias pequenas propriedades.
Histórico Agrícola do Município
O início da agricultura em Itápolis deu-se com os imigrantes italianos e espanhóis, que se dedicavam às culturas de arroz e café, sendo que este último foi explorado até a década de 80 e por problemas econômicos e produtivos (perda de produtividade, variedades afetadas por problemas climáticos e fitossanidade) foi substituído pela citricultura. O Município foi considerado como o maior produtor de laranja, porém, devido aos problemas na produção, que incluem o aumento de pragas, a cultura foi diminuída em grande número. Nos anos 2000 houve o crescimento do cultivo da cana-de-açúcar. Mas, Itápolis também se destaca pela produção de grãos, entre outras plantações.