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FAQ / Perguntas e Respostas Frequentes
Esporte e Lazer
Como frequentar o Centro Comunitário?

Cidadãos de todas as idades mediante cadastro e apresentação de carteirinha pode frequentar o Centro Comunitário.

Documentação: CPF, RG da pessoa, do pai e da mãe e comprovante de endereço para emissão de carteirinha para acesso ao clube. O horário de funcionamento para aproveitar todas as opções de esporte e lazer do Centro Comunitário é de: terça a domingo, das 9h às 19h. Na Segunda-feira, o clube permanece fechado para manutenção geral.

Custo: R$ 10,00/mês (individual); R$ 15,00/mês (casal).
Obs.: casal com filho menor de idade paga R$ 15,00/mês; casal com filho maior de idade paga R$ 15,00/mês + 10,00/mês.

Cadastro: Presencial
Rua Antonio Nicolau Del Guércio, 15 - Jardim Esperança / Fone: 3263 1028 - Centro Comunitário

Como se matricular para modalidades esportivas?

Aulas de modalidades esportivas destinadas à crianças, jovens e adultos. Não é preciso conhecimento prévio sobre a modalidade. Solicitar matrícula.

Requisitos, documentos e informações para solicitar o serviço
Modalidade Esportiva, Horários e Local:
Atletismo (ACD - Corrida de Rua): terça e sexta-feira - 7h30 às 8h30 (Centro Comunitário); terça e sexta-feira - 8h30 às 10h30 (Centro Comunitário); quarta-feira - 15h às 17h30 (Centro Comunitário).
Basquete Feminino: segunda, terça e quinta-feira - 17h às 19h (Distrito de Tapinas); segunda - 19h às 20h (Quadra do Centro Comunitário); quarta-feira - 10h30 às 11h30 (Distrito de Nova América); sexta-feira - 9h às 10h30 (E.E. Valentim Gentil).
Basquete Masculino: segunda e sexta-feira - 9h30 às 11h; terça-feira - 16h às 18h e 18h às 21h; quarta-feira - 9h30 às 11h (Distrito de Tapinas); 14h30 às 16h (Ginásio de Esportes); quinta-feira - 14h às 15h30 (Distrito de Tapinas); sábado - 9h às 10h30, 10h30 às 12h, 15h às 16h30 e 16h30 às 18h30 (Ginásio de Esportes).
Capoeira: quarta-feira 8h30 às 9h30; quarta e sexta-feira - 9h30 às 10h30; segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira - 10h30 às 11h30, 17h às 18h, 18h às 19h e 19h às 20h30 (Secretaria de Esportes).
Capoterapia: terça e quinta-feira - 7h às 8h (Secretaria de Esportes).
Caminhada: segunda, terça, quarta e sexta-feira - 6h30 às 7h20 (Centro Comunitário); 7h30 às 8h20 (Praça do Jd. São Benedito); terça, quarta e quinta-feira - 9h às 9h40 (Praça de Nossa Senhora Aparecida); quinta-feira - 6h40 às 8h (Distrito de Tapinas).
Futsal Masculino: segunda e terça-feira - 14h às 16h; terça-feira 8h30 às 10h30; quinta-feira 16h30 às 18h15 e 19h às 20h45; quarta e quinta-feira - 10h às 11h (Ginásio de Esportes); terça-feira - 8h30 às 10h30 (Distrito de Nova América); sábado - 8h15 às 10h15 (Estádio dos Amaros).
Futsal Feminino: segunda-feira - 13h30 às 14h30 e 18h às 19h45; quarta-feira - 9h às 10h e 18h30 às 19h45 (Ginásio de Esportes).
Ginástica: segunda-feira - 17h30 às 19h; terça e quinta-feira - 7h às 8h, 18h às 19h e 19h às 20h (Secretaria de Esportes).
Jiu Jitsu: segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira: 9h30 às 11h; terça e quinta-feira - 18h às 19h - Infantil; terça e quinta-feira - 19h30 às 21h30 - Adulto (Secretaria de Esportes).
Kickboxing: segunda, quarta e sexta-feira - 19h às 21h (Secretaria de Esportes).
Taekwondo: segunda e quarta-feira - 9h30 às 10h30 (7 a 13 anos); segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira - 18h30 às 19h30; terça, quinta e sexta-feira - 17h30 às 18h30 (Secretaria de Esportes).

Principais etapas do Serviço - Passo a Passo
O cidadão deve comparecer na Secretaria Municipal de Esportes e realizar o preenchimento da ficha de inscrição. A ficha de inscrição deve ser apresentada, pelo aluno, no seu 1º dia de aula junto ao treinador desportivo.

Prazo de atendimento
Imediato, mediante disponibilidade de vaga.

Quem pode solicitar?
Crianças, jovens e adultos.

Avaliar Informação
Administração
Como fazer solicitação, esclarecer dúvidas ou apresentar sugestões à Prefeitura

Canal de informações e registro de solicitações de serviços e reclamações através do 156.

Documentação
Identificação com telefone, email e celular.

Formas de Acesso
Online > Telefone > Presencial

A solicitação pode ser realizada pelo telefone (156), presencialmente, pela internet, por meio do portal de serviços da Prefeitura de Itápolis (https://itapolis.sp.gov.br > e-Ouve Ouvidoria Municipal) ou pelo App e-Ouve.

Para que serve o S.I.C – Serviço de informação ao Cidadão?

O sistema permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação para órgãos e entidades do Poder Público.

Por meio de um sistema, onde basta o usuário preencher um formulário para realizar o pedido. Através dele será possível receber a resposta da solicitação por e-mail.

O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas exigidas por Lei.

A publicação destas informações tem por objetivo aumentar a transparência às ações administrativas, possibilitando ao cidadão acompanhar a aplicação dos gastos públicos, aumentando assim o poder de fiscalização por parte do cidadão.

Como realizar Consultas de Processos

Todos os processos protocolados na Prefeitura de Itápolis podem ser acompanhados, de forma online, pelo cidadão. Acessando o link Consultas Processos e Solicitações

Basta do cidadão preencher as informações solicitadas para verificar como está o andamento da sua demanda.

Avaliar Informação
Saúde
Como fazer o agendamento de transporte para consultas, exames e/ou procedimentos?

Agendamento de transporte deve ser feito presencial, na Secretaria Municipal de Saúde.

Dia e horário
Segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, com documentação que comprove data, hora e local da consulta/exame.

Confirmação do transporte
Deve ser realizada somente via telefone, no 3262-2929, de segunda a sexta-feira, das 06h às 18h (confirmações no dia útil que antecede a viagem).

Central de Ambulância
➡Solicitação de ambulância para atendimento de baixa complexidade:
- De segunda a sexta-feira, das 06h às 18h, pelo telefone 3262-2929.

- Após as 18h e aos finais de semana e feriado, a solicitação deve ser feita pelo telefone 3263-9500.

Como solicitar uma ambulância?
Online
O cidadão pode solicitar pelo Protocolo Onlinee a confirmação da viagem deve ser feita por telefone 3262-2929.

Por telefone
Central de Ambulância

➡Solicitação de ambulância para atendimento de baixa complexidade:
- De segunda a sexta-feira, das 06h às 18h, pelo telefone 3262-2929.

- Após as 18h e aos finais de semana e feriado, a solicitação deve ser feita pelo telefone 3263-9500.
Como solicitar Cartão SUS ou retirar 2ª via
O que é?
Cadastro e fornecimento do Cartão SUS para os Munícipes, bem como emissão de 2ª via do documento.

Quem pode solicitar?
O cidadão ou o familiar

O que preciso para solicitar esse serviço?
Documentações: Crianças: Certidão de nascimento ou documento de identidade com foto e comprovante de endereço.

Adultos: Documento de identidade com foto (preferencialmente com número do CPF) e comprovante de endereço.

Outras informações
Endereço de atendimento: Secretaria Municipal de Saúde
Horário de Atendimento: das 07h às 16h, de segunda à sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos)
Endereço: Rua Pero Neto, 1680 - Jd. Redenção
Tenho direito aos medicamentos da Farmácia Municipal? Como retirar?
O que é?
Fornecimento de medicamentos disponíveis na relação municipal de medicamentos.
Tempo de entrega: conforme disponibilidade de estoque.

Quem pode solicitar?
Munícipe que possua receituário devidamente preenchido e dentro do prazo de validade.

O que preciso para solicitar esse serviço?
Dirigir-se à Farmácia Municipal na Rua Pero Neto, 1680 - Jardim Redenção.
Atendimento das 07h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Documentação
Receita legível com carimbo e assinatura do profissional responsável, cartão SUS e documento com foto.
Como solicitar o Exame do Pezinho?
O que é?
Exame de sangue do recém-nascido para detecção precoce de doenças.

Quem pode solicitar?
Os Pais ou Responsável legal. O teste é oferecido a todos os recém-nascidos conforme Programa Nacional de Triagem Neonatal. Coleta familiar e confirmação de resultado quando indicado pelo profissional de saúde.

Recomenda-se que o período ideal de coleta da primeira amostra esteja compreendido entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, até no máximo 15 dias de vida.

Local de entrada/solicitação
Centro de Saúde II na Rua José Rossi, 824 – Centro
Atendimento das 07h às 11h30, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos).

O que preciso para solicitar esse serviço?
Certidão de nascimento do bebê, Cartão do SUS, documento de identidade do responsável.
Dispensação de insumos para diabéticos Insulino-dependentes
O que é?
Fornecimento de aparelhos de glicemia, fitas, lancetas e seringas com agulhas para aplicação de insulina.

Quem pode solicitar?
Pacientes diabéticos que fazem uso de insulina.

O que preciso para solicitar esse serviço?
Todas as UBSs próximo à residência.

Documentação
Prescrição médica devidamente assinada e carimbada pelo profissional, Cartão Sus e documento com foto.
Horário de atendimento: 07h às 16h.
Como solicitar transporte para consultas e tratamento fora do domicílio?
O que é?
Serviço de transporte para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para pacientes da rede SUS.

• Tratamento Fora do Domicílio (TFD) intermunicipal com veículo convencional (transporte coletivo) – Exames, consultas e procedimentos em geral.
• Tratamento Fora do Domicílio (TFD) municipal e intermunicipal com veículo especial (ambulância, carro baixo, individual) – Pacientes acamados, pacientes que necessitam do uso de oxigênio, entre outros. Deve ser solicitado pelo médico do paciente, que, em impresso próprio (laudo), descreve as necessidades do paciente de acordo com a patologia.

Quem pode solicitar?
Municípes.

Local de entrada/solicitação
Setor de Agendamento de Agendamento de transporte, prédio da Secretaria Municipal de Saúde.
Rua Pero Neto, 1680 - Jardim Redenção.

O que preciso para solicitar esse serviço?
O Agendamento de transporte deverá ser realizado com pelo menos 3 dias úteis antes da data da consulta/exame.

Documentos:
RG, CPF, Cartão SUS do paciente, agendamento do hospital com data, horário e especialidade e em caso de veículo especial, laudo médico.

Somente será permitido acompanhante para pacientes menores de idade, pacientes acima de 60 anos, pacientes com laudo médico devidamente assinado e carimbado descrevendo a necessidade, ou exames/procedimentos que exijam a presença de acompanhante.
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Ciência e Tecnologia
Posso ter acesso a computadores e internet?

Disponibilização gratuitamente, em salas especialmente selecionadas, equipamentos de informática, como microcomputadores, impressoras e acesso à internet. Contam também com monitores capacitados para orientar o munícipe e atender às necessidades específicas, como procura de vagas de emprego, elaboração de currículos, informações sobre concursos públicos, serviços governamentais e serviços de utilidade pública.

Forma de solicitação Presencial

Etapas do Serviço
Comparecer a uma das unidades do "Centro de Inclusão Digital"; Identificar-se com a apresentação de um documento de identidade; Utilizar o serviço.

Requisitos
Menores de 12 anos acompanhados de responsável. O usuário pode usar o serviço pelo tempo que precisar. É necessário o uso de fone de ouvido, de propriedade do usuário, quando houver consulta com áudio. É permitida a impressão de até 3 (três) páginas gratuitas para boletos, exames médicos, trabalhos escolares, apostilas e documentos. A liberação da impressão é feita pelo monitor. Podem ser feitas gravação de arquivos em CD ou em pen drive, trazidos pelo usuário e digitação de textos. Não é permitido: alterar a configuração do computador, acessar sites eróticos, pornográficos e aqueles que incitem à violência.

Quando solicitar?
• Centro de Inclusão Digital de Itápolis (Infocentro) - segunda a sexta-feira das 8h às 17h;
• Centro de Inclusão Digital "Marcos Roberto da Silva" de Tapinas - segunda a sexta-feira das 08h às 17h;
• Centro de Inclusão Digital "Antonio Roberto Ricardo de Oliveira" de Nova América - segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

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Agricultura e Meio Ambiente
Como solicitar material triturado (ramos e folhas de árvores)?

Na Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário pelos telefones: 3262-1008 / 3263-1036 ou na Rua Fermino Benedito Gonçalves, 61 (CEAGESP).

Custo
Todo material cedido é pesado e cobrado o valor de R$ 10,00 para pesagem.

Requisitos
Basta solicitar o serviço na Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e realizar o pagamento da taxa.

Quem pode solicitar?
Proprietários rurais, arrendatários, usufrutuários, meeiros e parceiros de imóveis localizados no município de Itápolis.

Área responsável
Secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e Ambiental

Solicitar pesagem de veículos - Balança Rodoviária

O serviço de pesagens de veículos leves e pesados pode ser solicitado na Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário pelos telefones 3262-1008 / 3263-1036 ou Rua Fermino Benedito Gonçalves, 61 (CEAGESP).

Custo
R$ 10,00

Requisitos
Basta solicitar o serviço na Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e realizar o pagamento da taxa.

Quem pode solicitar?
Profissionais autônomos e empresas.

Como fazer o Cadastro Ambiental Rural?

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Formas de Solicitação
Secretaria de Desenvolvimento Ambiental pelo telefone 3263- 0563 ou na Rua Maranhão, 391 - Distrito Industrial III (Almoxarifado Central)

Documentação necessária
RG e CPF dos proprietários, Matricula do imóvel, mapa ou foto da aérea do imóvel, comprovante de residência da propriedade, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e um email para cadastro.

Quem pode solicitar?
Proprietários rurais, arrendatários, usufrutuários, meeiros e parceiros de imóveis localizados no município de Itápolis.

Como solicitar Autorização para Poda de Árvore

O cidadão deve protocolar pelo sistema 1Doc pedido para realizar a poda em sua árvore. Basta acessar o link Autorização de Corte, fazer o cadastro (caso o cidadão ainda não possua), preencher o formulário e aguardar a liberação pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental.

Como solicitar vistoria em árvore para a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental?

O cidadão deve protocolar pelo sistema 1Doc pedido de vistoria em árvores. Basta acessar o link Autorização de Corte, fazer o cadastro (caso o cidadão ainda não possua), preencher o formulário e aguardar a liberação pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental.

Como solicitar mudas de árvores?
O que é? Solicitação de doação de mudas nativas

ATENÇÃO
Em número superior a 7 mudas, é necessário anexar uma cópia do CAR (Cadastro Ambiental Rural) da propriedade.

Quem pode solicitar?
Qualquer pessoa.

Etapas para realização
A solicitação pode ser feita pelo link Protoloco Online ou na Secretaria para retirar autorização.

O que preciso para solicitar esse serviço?
Retirar a autorização de doação de mudas na Secretaria.

Outras informações
A pessoa pode escolher qualquer tipo de mudas, sendo que se for embaixo da rede elétrica será muda de pequeno porte.
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Taxas e Tributos
Consulta do IPTU e outros serviços

Por meio do serviço online, o cidadão tem a facilidade de emitir o seu carnê de IPTU, conferir os locais de pagamentos, consultas débitos e verificar a data de vencimento dos títulos.

Emissão de 2ª via
Consultar Débitos
Locais de Pagamentos
Isenções de IPTU
Calendário de Vencimentos

Demais serviços pode ser obtidos pelo link https://www.itapolis.sp.gov.br/imposto

Caso o cidadão necessite esclarecer dúvidas poderá fazê-lo pelo telefone 3263-8000 ou de forma presencial, no Departamento de Tributação, na Avenida Florêncio Terra, 399 - Centro, na Prefeitura Municipal.

Como emitir e/ou confirmar autenticidade de Certidões Negativas de Débitos de Tributos Mobiliários e Imobiliários (Imóveis), e a Certidão de Valor Venal?
Certidões do Cadastro Imobiliário Fiscal (Imóveis)
O Departamento de tributação é responsável pela emissão das certidões relacionadas aos tributos municipais e ao cadastro tributário imobiliário (IPTU, TAXAS, CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA,MULTAS, ETC). Caso não haja inscrição junto ao cadastro imobiliário fiscal, o contribuinte deverá ir até o Departamento de Tributação e solicitar via “Requerimento de Certidão Negativa de Tributos Imobiliários”, baixado pela internet (clique aqui para obtê-lo). Para imóveis já inscritos no cadastro imobiliário fiscal, a emissão da Certidão Negativa de débitos de Tributos Imobiliários poderá ser emitida pela internet.

Certidão Negativa de Débitos do Imóvel
Certidão de Valor Venal
Consulta Autenticidade da Certidão


Certidões do Cadastro de Contribuintes Mobiliário (Empresas)
Outras Certidões de Tributos Mobiliários (ISS, TAXAS, MULTAS, ETC) podem ser requeridas mediante “Requerimento de Certidão Negativa de Tributos Mobiliários”, baixado pela internet (clique aqui para obtê-lo). Para empresas já cadastradas junto ao cadastro de Contribuintes do Mobiliário, a emissão da Certidão Negativa de Débitos de Tributos Mobiliários poderá ser emitida pela internet.

Certidão Negativa de Débitos da Empresa
Consulta Autenticidade da Certidão


Certidão Positiva com efeito Negativa de Débitos Imobiliários ou Mobiliários
Para CONTRIBUINTES QUE POSSUEM INSCRIÇÃO NO CADASTRO MOBILIÁRIO E/OU IMOBILIÁRIO, e que possuem acordo de parcelamento de débitos a emissão da Certidão Positiva com Efeito Negativa de débitos deverá ser requeridas mediante Requerimento protocolado junto ao órgão municipal.
Atenção: Durante a análise do pedido de certidões (mobiliário e imobiliário), via requerimento, poderão ser exigido pelo fisco:
- Documentos necessários à adequada instrução do mesmo;
- O prazo de emissão da certidão negativa é de até 10 (dez) dias;
- O prazo de validade da Certidão de Tributos Mobiliários e Imobiliários é de 6 (seis) meses;
- A critério do órgão licitante, poderá ser exigida a Certidão de Tributos Mobiliários bem como a Certidão de Tributos Imobiliários. É conveniente solicitar as duas com a devida antecedência para evitar eventuais problemas com a licitação.
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Cultura
Quais são aulas de dança são disponibilizadas pela Secretaria de Cultura e como fazer inscrição para participar?

A Secretaria de Cultura e Turismo disponibiliza aulas de Axé, Ritmix, Dança do Ventre e Ballet (*)

Inscrição
De forma presencial, na Rua Barão do Rio Branco, 731 - Centro, no Centro Cultural.

Quem pode solicitar?
• Axé (a partir dos 9 anos);
• Ballet (idade 7 a 12 anos);
• Ritmix (a partir dos 12 anos);
• Dança do Ventre (a partir dos 5 anos).

Documentação
Documento com foto ou Certidão de Nascimento.

(*) Verificar na Secretaria de Cultura a disponibilidade de vagas

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Educação
Como faço empréstimos de livros da Biblioteca Municipal?

O empréstimo e/ou consultas de livros devem ser feitas de forma presencial, na Biblioteca Municipal localizada na Avenida Valentim Gentil, 735. Informações pelo telefone 3262-2218.

Documento
Para cadastro, o cidadão deve apresentar RG ou documento com foto e comprovante de residência.

Etapas do Serviços
Comparecer à Biblioteca com o documento exigido o cadastro. Após esse procedimento poderá emprestar livros infantis (até 5 exemplares por 7 dias) e demais livros (até 3 exemplares por 7 dias), podendo ser renovado por mais 7 dias. A renovação pode ser realizada pelo telefone 3262-2218.

Quem pode solicitar?
Pessoas interessadas ou necessitarem do serviço.

Como solicitar Profissional Auxiliar com aluno com Necessidades Educacionais Especiais

A solicitação do Profissional Auxiliar para sala de aula regular com Aluno com Necessidades Educacionais Especiais por ser feita pelo Protocolo Online

Como solicitar Ônibus / Transporte

A solicitação pode ser feita pelo Protocolo Online

Como garantir vaga para Transporte Universitário/Cursos Técnicos ou renovar pedido?

• A inscrição para o transporte de estudantes que vão iniciar em cursos técnicos ou universitários deve ser feito pelo Protocolo Online

• Já o pedido de renovação do direito ao transporte no link Protocolo Online

Como protocolar a Declaração de Frequência Trimestral - Transporte Universitário?

A declaração do estudante comprovando frequência na Universidade pode ser enviada pelo link Protocolo Online

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