17 MAI 2018
CULTURA, TURISMO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SANCIONADA LEI QUE TORNA ITÁPOLIS MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO

Depois de muito trabalho e da aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), o governador Márcio França sancionou Lei Nº 16.720 de 15 de maio de 2018, publicada no Diário Oficial de 16/05, classificando Itápolis e mais 45 cidades como Município de Interesse Turístico (MIT). Nosso município passa ser reconhecido como referência nacional na aviação civil. A proposta foi de autoria dos 94 deputados estaduais.

"Estamos muito felizes pela conquista. Tudo começou ainda no final de 2016, quando conversávamos com o secretário estadual de Turismo sobre o projeto do MIT. Começamos um trabalho que, agora, é coroado com este título. Empenharemos para que, cada vez mais, Itápolis seja reconhecida", disse o prefeito.

O trabalho que levou nosso município até essa conquista reuniu uma soma de esforços entre a Administração Municipal, Secretaria de Cultura e Turismo e o COMTUR - Conselho Municipal de Turismo, com apoio da Câmara Municipal de Itápolis.

"A classificação do município como de interesse turístico garantirá o recebimento de verbas de mais R$ 500 mil, por ano, para realizar investimentos em infraestrutura e sinalização dos pontos turísticos. E, com isso, atrairemos visitantes que consumirão na cidade, movimentando a economia local e estimulando a geração de emprego e renda", pontuou o vice-prefeito.

A ITÁPOLIS TURÍSTICA

Localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, Itápolis está situada em um raio de 100 km das principais cidades do interior paulista: Ribeirão Preto, Araraquara, São José do Rio Preto e Bauru. O município é cortado pelos rios São Lourenço e Ribeirão dos Porcos. Referência nacional no setor da aviação civil, o município possui um dos melhores Aeroclubes do país e uma das maiores escolas de formação de piloto civil da América Latina, que agora também é faculdade Ciências Aeronáuticas. Este fator foi identificado como uma vocação turística do município, e será um importante mecanismo para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade.

Itápolis também é famosa por ser considerada, como o lugar onde é fabricado um dos melhores sorvetes artesanais do país, já tendo “exportado” dezenas de famílias de sorveteiros para outros municípios. Quem visita a cidade não pode sair sem apreciar os diversos sabores de sorvete itapolitanos. Além de saborear um delicioso sorvete, é destino obrigatório conhecer a igreja matriz do Divino Espírito Santo, com mais de 100 anos, onde se pode apreciar uma arquitetura que mistura o estilo gótico e romano e abriga um órgão centenário.

A passagem pelo Parque Ecológico “Boa Vista” e pelo Aeroclube de Itápolis - onde se pode conhecer o mundo da aviação - são dicas indispensáveis de passeio. O Aeroclube é também palco dos eventos: Encontro de Fuscas e Carros Antigos, Passeio Ciclístico, Campeonato de Acrobacias e Airshow (Festa Aviatória). A cidade também tem, anualmente, a tradicional Festa do Peão e o Encontro de Motoclubes.

Em Itápolis, é possível desfrutar das belezas naturais da zona rural, como o Salto da Onça, Paredão, Cachoeira do Matãozinho e os Orquidários, de onde não se pode sair sem adquirir uma bela espécie da flor. O município tem uma forte tradição em realizar festas em Bairros Rurais: as quermesses, que unem a gastronomia local e apresentações artísticas que revelam a identidade cultural de seu povo. E para os mais aventureiros, Itápolis oferece as trilhas rurais, que os itapolitanos já exploram com passeios de motos e gaiolas.

Nossas fábricas de enxovais de bebê dão a oportunidade das futuras mamães que visitarem Itápolis comprarem um lindo enxoval. São muitos os motivos que podem atrair os visitantes, Itápolis é uma terra de um povo receptivo que sempre acolherá muito bem seus turistas.