Neste domingo (15/08) Itápolis celebra o dia do padroeiro: Divino Espírito Santo. A data foi oficializada em 1949, quando o então prefeito Ricieri Antonio Vessoni sancionou a Lei Municipal 57, instituindo a comemoração.
A devoção ao Divino Espírito Santo começou com o fundador de Itápolis, Pedro Alves de Oliveira, que em 2 de maio de 1856 comprou a fazenda Boa Vista do São Lourenço, localidade que posteriormente, seria doada para fundar o município.
Em 28 de fevereiro de 1871 foi criado o Curato do Divino Espírito Santo do Córrego das Pedras, uma das denominações que a cidade recebeu, influenciada pelo nome do padroeiro. Depois de outras denominações, o município passa a ser chamado de Itápolis.
15 de agosto é uma data que também tem relação com outras devoções do município; este é o dia do nascimento de Santo Antônio, que era um santo muito estimado pela grande colônia italiana residente na cidade.
A primeira bandeira do Divino Espírito Santo veio da Itália trazida pela família Quater e foi abençoada pelo padre Salvador Taralo no dia 23 de maio 1898, quando foi realizada a primeira festa do Divino Espírito Santo em Itápolis.
A primeira quermesse em comemoração ao dia do padroeiro foi realizada no dia 20 de julho de 1913 no Largo Cincinato Braga, hoje Praça Pedro Alves de Oliveira (em frente aos bancos). Em 30 de novembro de 1950 foi inserida, no brasão do município, a imagem de uma coroa que tem na parte central uma pomba alada, símbolo do Espírito Santo. Já a criação da Paróquia do Divino Espírito Santo se deu em 23 de agosto de 1898.
O dia 15 de agosto - feriado municipal - é a data na qual os devotos católicos festejam até os dias atuais a Festa do Divino Espírito Santo.