28 ABR 2017
CULTURA, TURISMO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
INTEGRANTES DO COMTUR TRABALHAM NA FORMATAÇÃO DA IDENTIDADE TURÍSTICA DE ITÁPOLIS

Debates apontarão os destaques da cidade para conseguir o Selo de Município de Interesse Turístico

O COMTUR - Conselho Municipal de Turismo, criado no início deste ano, está trabalhando na formatação de um projeto que crie a identidade turística do município e valorize este potencial como instrumento de crescimento de Itápolis. Este trabalho vem sendo realizado pelos membros do Conselho em conjunto com uma empresa de consultoria turística, para elaborar um projeto que fundamente a vocação turística da cidade, demonstrando a importância do Selo de Município de Interesse Turístico (MIT) para Itápolis.

Neste momento centenas de outros municípios do estado de São Paulo estão em busca deste mesmo objetivo. Com este título, Itápolis passaria a receber recursos do Fundo de Melhorias do Estado, que seriam investidos em avanços na infraestrutura da cidade.

Nas últimas reuniões, os membros do COMTUR discutiram o Planejamento Estratégico Participativo que fundamentará a execução das ações de desenvolvimento do turismo, de forma sustentável em Itápolis, para os anos de 2017, 2018 e 2019. Os pontos fortes e as oportunidades apontadas foram: Localização geográfica; Aviação/Aeroclube; Sorvete; Potencial turístico rural; Potencial turístico urbano; Circuito regional do turismo; Cultura turística local; Criação da identidade turística; Empresas privadas; Clubes de serviços e Entidades; Calendário de eventos do município. Também foram debatidos fatores que precisam ser trabalhados no município: Atendimento comercial; Sinalização turística; Serviço de taxi; 04 – Arborização e paisagismo; Estacionamento; Transporte público.

Cada reunião é registrada em Ata, requisito obrigatório determinado no regimento interno do COMTUR, para comprovar que o Município está cumprindo todos os trâmites exigidos para finalização do projeto que poderá credenciar Itápolis a Município de Interesse Turístico - MIT.