Série Vaga-lume: uma série atemporal para o público jovem
A equipe da Biblioteca Municipal “Leão Machado” está lançado dicas de leitura para que os itapolitanos possam aumentar seus conhecimentos, se divertirem, se emocionarem ou tantas outras experiências que uma boa leitura pode nos oferecer.
O bibliotecário Antonio Carlos nos apresenta a série Vaga-lume, como dica: “é uma coleção de livros lançada pela Editora Ática no início de 1973, com os títulos A ilha perdida, Cabra das rocas e Éramos seis. Tinha por objetivo lançar obras de qualidade ao público jovem, despertando assim o gosto pela leitura”, explica.
Antonio conta que até o momento a coleção contempla 91 obras, sendo 69 da série Vaga-lume e 22 da Vaga-lume Junior. “Passados 45 anos desde seu lançamento, a série possui presença marcante nas salas de aula, tendo grande aceitação por crianças e jovens, e também pelo seu antigo público, trazendo aquela sensação nostálgica de boas horas de leitura”, detalhou o bibliotecário.
Dentre os vários títulos disponíveis na Biblioteca Municipal, estes foram destacados como dica de leitura:
A ilha perdida – Maria José Dupré
A obra narra as aventuras dos irmãos Eduardo e Henrique, em férias na fazendo do padrinho. Às escondidas, decidem explorar uma ilha, mas uma cheia inesperada do rio faz com que fiquem perdidos, quando descobrem um estranho morador, que vive como heremita no local. A narrativa enfoca a ação e o suspense, além de abordar o respeito à Natureza.
O mistério dos cinco estrelas – Marcos Rey
Um homem é assassinado no quarto 222 do Emperor Park Hotel. O único que viu o corpo foi Leo, mensageiro deste 5 estrelas. Mas ninguém acredita em suas histórias. Ele é apenas um garoto e seus inimigos são poderosos. Conseguirá, afinal, desvendar o 'Mistério do 5 Estrelas'? Abra este livro e embarque numa aventura cheia de suspense e surpresas, onde Leo se verá enredado numa trama de tirar o fôlego da primeira à última página.
O escaravelho do diabo – Lúcia Machado de Almeida
A única pista que Alberto tem sobre a série de assassinatos que está acontecendo é que vítimas ruivas recebem um escaravelho pelo correio antes de morrer. Ele precisa descobrir o que está por trás desses crimes misteriosos antes que outras mortes ocorram na cidade. Esse livro ganhou adaptação para o cinema.
A turma da rua quinze - Marçal Aquino
No dia 20 de julho de 1969, três astronautas norte-americanos chegam à Lua. A data também marca a vida da turma da rua Quinze por outro motivo. É nesse dia que Marcão desaparece, e os meninos da rua começam a investigar o mistério. A única pista que eles têm é uma nota de cinco dólares.
Imprensa Prefeitura de Itápolis