O 1º Encontro de Cordas dedilhadas do GURI, realizado dia 28 de setembro, foi um sucesso de público, lotando as dependências do Teatro Municipal Geraldo Alves. O evento prestou um Tributo ao cantor, compositor, autor teatral e ator, José Fortuna, nascido em Itápolis no dia 2 de outubro de 1923. Inclusive no próximo domingo, ele estaria completando 88 anos. Esse encontro dos Pólos do Projeto GURI, tinha como principal finalidade, realizar trocas de experiências artísticas e pedagógicas integradas, através da apresentação dos grupos de cordas dedilhadas.
Os Pólos que participaram deste primeiro encontro vieram das cidades de Cândido Rodrigues, Taquaritinga, Nova Europa, Tabatinga, Ibitinga e Itápolis. Os alunos do GURI de cada cidade tocaram músicas de José Fortuna e na sequencia, executaram canções do plano de ação musical de cada Pólo, através dos instrumentos; violão, cavaco e viola caipira.
No Projeto GURI de Itápolis, que pertence à regional de São Carlos, são ensinados cursos de percussão, violão e canto coral, infantil e juvenil, para alunos entre 6 a 18 anos. O Projeto é administrado pela AAPG - Associação Amigos do Projeto Guri, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, tendo o apoio da Prefeitura Municipal de Itápolis. Tem como finalidade promover a educação e a prática coletiva de música, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano.
O Encontro que prestou tributo ao cantor José Fortuna, contou com a presença de seus familiares e fez com que as crianças e os jovens que participam do projeto GURI, pudessem conhecer a obra do autor itapolitano, que fez grande sucesso em todo país e tem canções gravadas até os dias de hoje, incluindo músicas que contam histórias que remetem à Itápolis.
Integrantes do Projeto GURI de vários Polos aguardam apresentações
Músicos do Projeto GURI se apresentando
Público lotou o Teatro Geraldo Alves para ver as apresentações
Alunos do projeto GURI tocam as músicas de José Fortuna