Quer conhecer um pouco mais sobre a história de Itápolis? Então visite a exposição “Fotos e Fatos Históricos de Itápolis nos meses de outubro”, organizada pela Secretaria de Cultura no Hall de entrada da Biblioteca Municipal. Um rico acervo que revela os costumes e mudanças ocorridas em Itápolis nestes 151 anos, comemorados no domingo, dia 20 de outubro. A exposição estará aberta a população de segunda a sexta-feira das 8h00 às 18h00 até final do mês.
No dia 06/11/1906, houve a mudança do nome da cidade Boa Vista das Pedras, para apenas Pedras, conforme a lei n° 1021.Em 22/12/1910, a sede de Comarca é transferida em definitivo para Pedras com denominação de Comarca de Itápolis. A palavra Itápolis foi idealizada por José Belarmino Fernandes e Salvador Del Guércio, que simplificaram o nome, mantendo, no entanto, o seu significado.
Itápolis é uma palavra híbrida formada por: itá – "pedra", traduzida da língua tupi e pólis – "cidade", traduzido do grego, cuja tradução seria "Cidades das Pedras". Itápolis possui dois distritos: Nova América, criado em 14 de dezembro de 1910 e Tapinas, criado em 28 de novembro de 1927.A Comarca de Boa Vista das Pedras foi criada em 22/08/1892 pelo Decreto 107-A. Em 21/10/1894, Boa Vista das Pedras foi elevada à condição de Cidade e em 23/08/1898, o Curato é elevado à condição de Paróquia do Divino Espírito Santo da Boa Vista das Pedras.
O Distrito de Paz do Espírito Santo do Córrego das Pedras, nome dado a cidade, foi criado em 07/03/1888, pelo Decreto n° 9886. Já em 24/04/1891, pelo Decreto nº. 161, o Espírito Santo do Córrego das Pedras é elevado a Categoria de Município com a nova denominação de Boa Vista das Pedras.Em 28/02/1871, criou-se o Curato do Espírito Santo do Córrego das Pedras, anexado à Paróquia de Piracicaba, e o Distrito Policial.O território do município de Itápolis é conhecido desde 1723, quando Sebastião Sutil de Oliveira e o Padre Frutuoso da Conceição estavam à procura de ouro nas imediações de Araraquara. Mas, a cidade foi fundada por Pedro Alves de Oliveira em 20 de Outubro de 1862, com a doação ao patrimônio de aproximadamente 110 alqueires da Fazenda Boa Vista.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS DA HISTÓRIA DE ITÁPOLIS
CONFIRA ALGUMAS IMAGENS SOBRE A EXPOSIÇÃO DE ITÁPOLIS