10 FEV 2017
CULTURA, TURISMO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
AÇÕES PARA ITÁPOLIS CONSEGUIR SELO DE MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO SÃO INICIADAS

Nesta quinta-feira (10) a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, iniciou os trabalhos necessários para que Itápolis consiga o Selo de Município de Interesse Turístico - MIT. A turismóloga Claudia Celeguim, representante da empresa que está prestando assessoria para o Município elaborar a documentação exigida pelo Estado, esteve em reunião, no período da manhã, com o prefeito Edmir Gonçalves, equipe da Secretaria de Cultura e representantes do Aeroclube para explicar os requisitos que a cidade precisa preencher para conseguir este selo.

Já à noite foi realizada uma reunião aberta à população, na Associação Comercial e Empresarial, na qual a turismóloga explanou o caminho que precisa ser percorrido para conquistar o título. “O Estado credenciará 140 municípios como de interesse turístico, mas, para isso é preciso apresentar o Plano Diretor de Turismo, que elaboraremos para Itápolis e criar o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) que será o órgão responsável por aprovar as ações de turismo na cidade”, explicou Claudia.

Vereadores, empresários, comerciantes, representantes das entidades de classe e associações, agricultores e imprensa local marcaram presença na reunião e alguns nomes já foram indicados para compor a criação do COMTUR, que ainda deverá ser votada na Câmara Municipal para sua efetivação. O secretário de Cultura Sérgio Covizzi explicou que por meio do Conselho, os itapolitanos poderão colaborar com a identificação dos pontos turísticos do município que integrarão o projeto.

“Nosso carro chefe está sendo a aviação. Em uma reunião com o secretário estadual da Cultura Laércio Benko, ele nos disse que não conhecia nenhum município que explorasse o turismo de aviação. Pelo fato de termos um Aeroclube muito bem estruturado e uma das melhores escolas de aviação da América Latina já teríamos este potencial para demonstrar, que aliado outros atrativos urbanos e rurais, podem tornar Itápolis um município de interesse turístico”, explicou Sérgio.

Com este título Itápolis receberia recursos do Fundo de Melhorias do Estado, que seriam investidos em avanços na infraestrutura da cidade. Ser um Município de Interesse Turístico (MIT) é um pré-requisito para uma cidade tornar-se estância turística.

“A visibilidade que a cidade ganharia com uma movimentação turística, fortaleceria o comércio local, estimulando nosso crescimento econômico, além de habilitar o município conseguir verbas estaduais”, esclareceu Covizzi.

O prefeito está muito confiante na candidatura de Itápolis para conseguir este selo. “Nesta semana estivemos com o deputado estadual Sebastião Santos, criador da lei do MIT, que inclusive enviou sua assessoria para reunião de explanação realizada na ACI. Ele está nos apoiando neste projeto, para que consigamos nos tornar Município de Interesse Turístico. Com isso, conseguiríamos atrair investimentos para cidade”, disse Edmir.

MIT - Município de Interesse Turístico

Em abril de 2015, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), aprovou a Proposta de Emenda à Constituição Estadual Nº 11/2013, encaminhada pelo governador Geraldo Alckmin, dando nova redação ao artigo 146, objetivando ampliar o número de municípios beneficiados com os recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias.

Dessa forma, o Estado de São Paulo ampliou a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado através de um fundo constitucional. Na prática, esta iniciativa do Executivo estadual instituiu que 140 municípios se tornem de interesse turístico. Todas as cidades, excetos as Estâncias já existentes, podem concorrer a esse grupo, e para participar desse time é preciso se enquadrar em alguns requisitos. O turismo é a segunda economia no mundo e também no Brasil, por isso é tão importante para uma cidade.

10/02/2017