24 SET 2021
CULTURA, TURISMO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ITÁPOLIS COMEMORA DIA NACIONAL DO SORVETE
A Capital Nacional do Sorvete não poderia deixar o dia 23 de setembro - Dia Nacional do Sorvete - sem comemoração. Afinal, é o sorveteiro itapolitano, com seu trabalho e talento, que conquistou o gosto popular e tornou Itápolis conhecida em todo país como o lugar onde se fabrica o melhor sorvete e de onde mais de 400 famílias migraram para instalar sorveterias em outros municípios.

A Prefeitura de Itápolis e a Secretaria de Cultura e Turismo promoveram, com o apoio da Associação Comercial, uma doce e divertida Festa do Sorvete. “Nos próximos anos organizaremos um evento, ainda maior, para continuarmos valorizando o talento e a tradição itapolitana e movimentando a economia local”, confirmou o prefeito Mi Reggiani.

A população itapolitana pôde saborear o famoso sorvete de Itápolis na Praça Pedro Alves de Oliveira, onde o evento aconteceu reunindo familiares e amigos e as crianças puderam se divertir nos brinquedos infláveis.

No final da tarde, 15 itapolitanos desafiaram seus limites participando da disputa “Quem toma mais sorvete”. A vencedora foi Patrícia Rodrigues Bueno de Oliveira que saboreou 1,314 Kg dos 1,5 kg de sorvete propostos para 5 minutos de prova.

A Prefeitura de Itápolis agradece o apoio de todas as sorveterias do município que colaboraram com o evento, que movimentou a economia local possibilitando que o comércio ambulante – venda de brinquedos, pastéis, caldo de cana, entre outros – também pudessem aproveitar a oportunidade de venda.

As festividades foram encerradas, à noite, com a apresentação cultural da dupla itapolitana Lucas e Rinaldi.

WORKSHOP DO SORVETE
As comemorações do Dia Nacional do Sorvete (23) foram abertas pela Prefeitura de Itápolis e Secretaria de Cultura e Turismo com um workshop, realizado no Cineteatro Municipal “Geraldo Alves” para os sorveteiros itapolitanos.

Eduardo Weisberg, um dos fundadores da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) e empresário da área de sorvetes desde 1977 apresentou as tendências de mercado e apontou a direção para profissionalização do ramo sorveteiro.

A gestão municipal tem objetivado valorizar as vocações do município e, por isso, está retomando os eventos relacionados ao sorvete - respeitando os protocolos sanitários - para valorizar a cultura e economia locais, projetando, ainda mais, o nome de Itápolis, que já é conhecida em todo país como a Capital Nacional do Sorvete.

O prefeito Mi Reggiani abriu o workshop destacando a importância do sorvete para Itápolis. “Estamos resgatando o trabalho iniciado em 2008 que fomentou o nome da cidade como capital do sorvete, para impulsionar o ramo sorveteiro que gera emprego e renda e atrai visitantes para Itápolis”, pontuou o prefeito.

ORIGEM DO SORVETE
Você sabe por que o dia 23 de setembro é o Dia Nacional do Sorvete?
A data comemorativa é uma homenagem ao dia da fundação da ABIS - Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete e marca o início da primavera e das temperaturas mais elevadas no país.

Itápolis tem muito a comemorar neste dia do Sorvete, porque já é reconhecida em todo país como a capital nacional do sorvete, por produzir o melhor sorvete artesanal que conquista os paladares.

O município também se destaca no ramo sorveteiro porque daqui saíram mais de 400 famílias que migraram para outros municípios para instalarem suas sorveterias.

Mas, você sabe como o sorvete surgiu?

Quando povos orientais começaram a misturar como frutas com flocos de neve para produzir um alimento diferente.

Alguns pesquisadores afirmam que foi Alexandre, o Grande, que introduziu o sorvete na Europa, trazendo do Oriente uma mistura de salada de frutas embebida em mel, produzindo algo muito semelhante às atuais “raspadinhas”.

A grande revolução dos sorvetes aconteceu em 1292, na Itália, quando foi descoberto o segredo do preparo de sorvetes usando técnicas especiais.

No Brasil foram os cariocas que inauguraram as primeiras soverterias em 1834, importando toneladas de gelo dos Estados Unidos. Já em 1878 é que São Paulo registra as primeiras notícias da comercialização de Sorvetes.

O sorvete é um alimento nutritivo que contém proteínas, vitaminas, além de outros minerais essenciais a uma nutrição balanceada, podendo ser consumido o ano todo, pois é um alimento completo.

E você já experimentou um delicioso sorvete de Itápolis hoje? Então não perca tempo e aprecie o sorvete de Itápolis.

Fonte: Prefeitura de Itápolis
27/09/2021
Um doce, caloroso e divertido Dia Nacional do Sorvete na Capital Nacional do Sorvete!
24/09/2021
ITÁPOLIS COMEMORA DIA NACIONAL DO SORVETE