Mostra itinerante apresenta em diferentes linguagens artísticas a diversidade da população em situação de rua
Itápolis está recebendo no Auditório do Centro de Convivência, ao lado da Biblioteca Municipal, a exposição “Mais UM CORRE”, que estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h as 18h. “Mais UM CORRE” é uma mostra itinerante organizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e conta com a parceria da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura de Itápolis.
A mostra divulga obras artísticas feitas por pessoas em situação de rua em São Carlos, frequentadores de serviços socioassistenciais, que participaram de oficinas, atividades e dinâmicas realizadas com o objetivo de apresentar a complexidade do viver nas ruas por meio de diferentes linguagens artísticas. São instalações com materiais diversos (madeira, gesso, fios, metal, tecido e papel), esculturas, vídeo e áudio instalação, acervo fotográfico e interação com público, divididos em cinco temas: Histórias de Vida, as Identidades, as Trajetórias, as Memórias e as Redes.
O resultado é o fruto de atividades integradas entre ensino, pesquisa e extensão, desenvolvida desde 2012 pelo Laboratório Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO), vinculado ao Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade Federal de São Carlos.
De acordo com a coordenadora do projeto, Prof. Dra. Carla Regina Silva, o objetivo principal é a oportunidade de ver estas pessoas por outro lado, observar a vida dele e compreender seu universo. Venha conhecer e prestigiar a exposição, que a Secretaria de Educação e Cultura trouxe para Itápolis.