Na manhã desta quarta-feira, dia 29 de agosto, os alunos da EMEF Agropecuária “Dr. Ulysses Guimarães” fizeram uma visita à unidade da multinacional Syngenta. A unidade da empresa em Itápolis possui uma área construída de 15.000m² e uma área de preservação ambiental com 26 mil mudas plantadas.Durante a visita os alunos foram acompanhados por João Marcos Moreli Pádua, Gerente de Produção e Renato de Oliveira e Silva Soldado, Encarregado de Produção.
O Gerente de Produção mostrou aos visitantes a tecnologia Plene, que está sendo desenvolvida pela Syngenta, explicando que Itápolis é a primeira fábrica da multinacional a desenvolver esse melhoramento genético na planta de cana-de-açúcar, da qual a empresa espera obter resultados nos próximos 5 anos. A empresa já plantou 2.500 hectares com essa tecnologia em pouco mais de um ano.
João Pádua, também explicou que a empresa conta com 230 funcionários fixos, mas em período de safra, que vai de setembro a dezembro e de janeiro a abril, a empresa tem contratado cerca de mil pessoas.
Visitas como essa, são uma oportunidade dos alunos terem contato com aulas práticas, interagindo com o ambiente. Durante a visita, os alunos puderam conhecer os setores da fábrica e seu funcionamento. Entenderam também mais detalhes sobre a cana-de-açúcar, seu plantio, cultivo, desenvolvimento e processamento.