Nesta semana começaram as aulas no Polo Univesp Itápolis para os cursos de Pedagogia, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação. Pela primeira vez, o município passa contar com uma unidade de Ensino Superior à Distância (EAD), mantida pelo Governo do Estado e credenciada pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura.
A facilidade de estudar no horário mais conveniente, pela internet, podendo conciliar com cada estilo de vida, atraiu pessoas como Rafael Simões que já é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec e, agora, está cursando Engenharia da Computação. “Decidi fazer uma nova faculdade justamente por ser EAD e se encaixar melhor em minha rotina. O fato do curso ser na mesma área em que me formei e na qual trabalho também pesou, porque acredito que vai agregar em meu currículo”, pontuou Rafael.
Os alunos recebem o conteúdo das matérias que deverão estudar por uma plataforma digital e uma vez por mês participam de uma aula no Polo da Univesp de Itápolis que funciona na escola CEC Fundecistrus. Neste local, a Prefeitura Municipal disponibiliza uma sala de informática, com computadores e acesso à internet, que pode ser utilizada, semanalmente, pelos estudantes - que não contam com essas ferramentas – para realizarem suas atividades da universidade como provas, discussões em grupo e desenvolvimento de trabalhos orientados pelo tutor local.
A Univesp é considerada a quarta universidade estadual paulista e mantém parcerias com a USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza para o desenvolvimento do conteúdo e coordenação dos cursos.
“Trazer a Univesp para Itápolis era um dos nossos objetivos iniciais para a área da Educação que alcançamos para beneficiar à população. Acreditamos na importância da formação para gerar mais oportunidades e com este curso gratuito e na própria cidade facilitamos o acesso para muitas pessoas”, concluiu o prefeito.
Imprensa Prefeitura de Itápolis