A Secretaria Municipal de Educação, reconhecendo a importância da alfabetização nos primeiros anos, implantou no início de 2016, uma coordenação pedagógica específica para este período escolar, com foco no desenvolvimento dos alunos.
O professor e coordenador pedagógico, André Rozani, explicou que com o trabalho de avaliação contínua e acompanhamento de todos os 1º anos do município, aliado as intervenções e ao plano de ações focadas nas dificuldades dos alunos, a educação municipal está obtendo ótimos resultados. “Com a observação em sala de aula, estamos auxiliando os professores e potencializando o trabalho do docente junto aos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem”, explanou André.
A coordenação pedagógica desenvolveu uma sequência didática adequada aos níveis de aprendizagem de cada classe e de cada aluno. “Criamos rotinas de trabalho padronizadas para todos os 1º anos com modalidades organizativas desenvolvidas para contemplar as expectativas de aprendizagem para esta faixa etária, de 6 a 7 anos”, exemplificou o coordenador.
Os educadores trabalham a leitura diária, com livros de qualidade; a produção de texto, uma vez por semana, para desenvolver a escrita no seu contexto social; além de jogos e brincadeiras educativas diárias, focando na evolução cognitiva, social e afetiva dos alunos.
A oralidade é outro ponto trabalhado com as crianças, para oportunizar o diálogo entre alunos e professores, fazendo com que a aula seja mais significativa e o estudante tenha oportunidade de expor seus pensamentos. Os educadores, também, utilizam jornais e revistas, para contextualizar os diversos temas.
O coordenador explicou, ainda, que os professores cumprem o HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) nas escolas, realizando o planejamento em grupo das atividades que serão desenvolvidas nas próximas semanas e HTPC de formação continuada de docentes, que ocorre periodicamente, na Secretaria de Educação, com o estudo de materiais teóricos e autores conceituados na área.
“Também incluímos os agrupamentos produtivos nas salas de aula, para estimular o aluno a trocar experiências e se desenvolver mais rapidamente”, pontuou André.
A secretária de Educação, Maristela Gallo Romanini, ressaltou a importância do trabalho de coordenação pedagógica, específico, dos primeiros anos com entusiasmo: “a educação de base é o alicerce para o sucesso do aluno, por isso, decidimos trabalhar com este enfoque, direcionando de maneira minuciosa o ensino”. Maristela disse acreditar que ao final do ano letivo, os pais poderão constatar a evolução dos alunos, por meio desta metodologia de avaliação formativa.