A Secretaria de Desenvolvimento Social, sempre atenta as necessidades da comunidade itapolitana, organizou o Curso de Cuidador do Idoso, que está sendo realizado na Escola Técnica Municipal. O curso capacita as pessoas para cuidarem dos idosos com ou sem limitações para as atividades da vida diária, identificando suas necessidades e expectativas em relação a aspectos da vida cotidiana, respeitando sua individualidade, incentivando a independência e estimulando sua capacidade funcional para garantir-lhes qualidade de vida.
Para ser um Cuidador é preciso ter além de um bom preparo a vocação para esse serviço que envolve a solidariedade e a doação pelo outro.
Geralmente é a pessoa, da família ou da comunidade, que presta cuidados aos idosos com limitações físicas ou mentais. Mas, por conta dos compromissos de trabalho dos familiares ou até mesmo da necessidade de auxílio para esses cuidados, a procura por um profissional que saiba como tratar adequadamente o idoso cresceu muito e o curso de Cuidador do Idoso, busca suprir essa necessidade.
O Brasil tem hoje mais de 22 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa pelo menos 10% da população brasileira, segundo dados do IBGE. O aumento da expectativa de vida da população criou uma demanda para uma nova categoria profissional: a dos cuidadores.
São eles que acompanham as necessidades do idoso no seu dia a dia e facilitam a vida da família.
Segundo projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde – OMS, até 2025, o Brasil ocupará o sexto lugar quanto ao contingente de idosos, alcançando, cerca de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Por isso a demanda de pessoas capacitadas e treinadas em atender as necessidades deste público é crescente.
Neste contexto, o cuidador de idoso, seja ele familiar ou profissional, é peça fundamental na difícil tarefa de proporcionar um envelhecimento saudável, com menor comprometimento funcional e preservando e valorizando sua convivência sócio-familiar. Daí a importância do curso organizado pela Prefeitura Municipal.
Turma de alunos do curso de Cuidador do Idoso