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Notícias
JAN
27
27 JAN 2016
SAÚDE
SAMU CONTABILIZOU 2112 ATENDIMENTOS NO ANO DE 2015
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O SAMU de Itápolis desenvolve um trabalho importante de atendimento aos casos de urgência no município, reconhecido pela população. Os números refletem a rotina intensa, desenvolvida pela equipe na cidade. Só no ano de 2015 foram realizados 2112 atendimentos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 - foi criado em 2003 pelo governo federal e foi instituído como componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências.

O atendimento pré-hospitalar é aquele realizado nos primeiros minutos após ter ocorrido um problema de saúde com um paciente. Os objetivos deste atendimento são: dimensionamento da cena, iniciação ao tratamento de modo precoce, estabilização das funções vitais, prevenção de complicações, tratamento das condições que possam levar o paciente ao risco de morte e transporte do paciente com segurança ao hospital.

O SAMU realiza, também, as transferências de pacientes da Santa Casa para outros hospitais da região, por meio da central de vaga. São feitos os atendimentos de natureza clínica, como: emergências pediátricas e psiquiátricas, tentativa de suicídio, parada cardiorrespiratória e apoio a gestante.

O SAMU foi implantado em Itápolis no dia 9 de janeiro de 2012, portanto, neste mês ele completou 4 anos. Atualmente, sua equipe é composta por cinco técnicos de enfermagem, cinco condutores socorristas e uma enfermeira responsável e coordenadora.

Em novembro de 2015 o SAMU de Itápolis foi contemplado com o título de qualificação após uma visita técnica dos representantes do Ministério da Saúde. Isso significou um aumento no repasse do custeio destinado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A enfermeira responsável e coordenadora do SAMU de Itápolis, Dayse Daniela Carvalho, explicou que durante a avaliação do Ministério da Saúde foi constatado que o SAMU de nossa cidade está trabalhando de acordo com as exigências da Portaria 1010, de 21 de maio de 2012. “O valor ampliado pelo Ministério será usado, exclusivamente, no custeio do nosso serviço. Com isso poderemos melhorar a qualidade do nosso trabalho, possibilitando investimentos na manutenção de equipamentos e da viatura, além da compra de materiais utilizados nos atendimentos”, conta Daniela.

A enfermeira disse, também, que esta conquista só foi possível devido à cooperação, dedicação e comprometimento de todos os colaboradores que compõe a equipe do SAMU de Itápolis. “O apoio da Secretaria de Saúde e dos poderes Legislativo e Executivo, também foram importantes”, sintetizou a responsável pelo serviço de urgência.

Abaixo segue uma tabela com os dados :

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