Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itápolis participaram de mais um encontro do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, realizado no dia 30 de maio no Auditório do Centro de Convivência, com a presença da educadora Shirley Gava, que integra o Sistema Anglo de Ensino (Somos Educação). A palestrante abordou o tema “Desdobramentos, desafios e possibilidades do contexto de leitura”.
De acordo com a coordenadora do PNAIC em Itápolis, a professora Evandra Sala, em seu quinto ano de oferta de formação do Pacto no município, o objetivo geral foi cumprido, assegurando a plena alfabetização de todas as crianças até no máximo oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, oferecendo programas de formação continuada aos alfabetizadores.
Os trabalhos de formação do PNAIC 2017/2018, tiveram início no final do ano de 2017 e foram retomados no final do mês de março deste ano. Professores e coordenadores pedagógicos tiveram participação efetiva nos encontros e na realização das atividades propostas, quando momentos de reflexão propiciaram a troca de experiências que fortaleceram a prática em sala de aula entre os profissionais envolvidos.
O Pacto Nacional reconhece que o processo de educação da criança tem início na Educação Infantil, na qual ela tem o direito de aprender as linguagens necessárias para o conhecimento do mundo. Nesse contexto, o PNAIC 2017/2018 em Itápolis promoveu a formação de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para que desenvolvessem um trabalho de construção das linguagens oral e escrita, que possibilitem às crianças estabelecer relações com seu cotidiano.
“Para compreender melhor a complexidade dos aspectos emergentes nas classes de alfabetização, o PNAIC propõe a formação dos professores da pré-escola e do ciclo de alfabetização com base na reflexão coletiva, considerando que é preciso problematizar as relações entre os saberes docentes e os saberes escolares através da ação-reflexão-ação”, explica a coordenadora.
A Secretaria Municipal de Educação de Itápolis vem trabalhando para garantir o cumprimento do compromisso assumido entre governo federal, estados e municípios no âmbito da administração, planejamento e execução da formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A equipe de trabalho do PNAIC 2017/2018 da Secretaria de Educação de Itápolis é composta por uma coordenadora local, três formadoras da educação infantil e uma formadora dos anos iniciais, que propõem o planejamento onde esteja contemplado o caráter contínuo e multifacetado da formação de professores. “Isso implica em um planejamento que procura atrelar conhecimentos teóricos e práticos, inseridos em situações concretas de aprendizagem, as quais permitam aos professores pensarem a docência a partir de processos centrados na vivência e reflexão, com vistas à compreensão da alfabetização com base na equidade, na inclusão e na igualdade de oportunidades educativas”, pontua a coordenadora.
A secretária de Educação do município destacou a relevância do trabalho realizado por meio do PNAIC em Itápolis: “a colaboração para o desenvolvimento de nossos alunos é excelente, porque esses momentos de reflexão e troca de conhecimentos entre os educadores refletem na qualidade do ensino em sala de aula”, comemora a secretária da pasta.
Imprensa Prefeitura de Itápolis