As Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Ambiental organizaram uma importante palestra intitulada “Multiplicadores das Práticas Sustentáveis”, ministrada pelo engenheiro agrônomo João Francisco Bertoncello Danieletto voltado para os professores da rede municipal e estadual de ensino, na terça-feira (21) no Teatro Municipal “Geraldo Alves”. Afinal são os professores, além da família, que podem orientar as novas gerações a mudarem suas atitudes em relação ao meio ambiente.
Kiko Danieletto, como é mais conhecido, é ex-prefeito de Bocaina, foi por duas vezes presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré, membro do Conselho de Recursos Hídricos e de Saneamento, participou do lançamento do Pacto das Águas e do Fórum Mundial da Água em Marsellha na França.
Kiko expôs o conceito de sustentabilidade, as ações e programas que podem ser estimulados pelos professores junto aos alunos, através das mudanças de comportamento sociais. O palestrante citou a adoção de hábitos de triagem do lixo em casa, separando plásticos, papéis e metais de restos de comida, por exemplo. Não jogar óleo usado no ralo, economizar e reutilizar água, energia e alimentos. Usar saquinho no câmbio do carro para não descartar o lixo nas ruas da cidade. Levar sacolas ecológicas para as compras, evitando usar sacolas plásticas. Não jogar entulho de construção civil e limpeza de quintais na rua. Cultivar plantas medicinais, hortaliças e árvores frutíferas. Aderir à caminhada ou a bicicleta para pequenos percursos, reduzindo assim a utilização de combustível e estimulando a prática de atividade física.
Danieletto lembrou que é necessário desacelerar o consumo dos recursos, para que a natureza não fique comprometida. “A sustentabilidade deve ser aplicada em medidas concretas que propiciem à população qualidade de vida, por meio da Educação”, afirma.
Os professores das escolas municipais de Itápolis já vem realizando vários trabalhos de conscientização ambiental em parceira com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, portanto continuarão desenvolvendo os assuntos relacionados a sustentabilidade para efetivamente ajudarem na transformação das atitudes dos alunos, que influenciaram seus familiares na prática correta da preservação ambiental.
Kiko Danieletto ministrando palestra no Teatro Municipal