Com o objetivo de ampliar a participação dos alunos do 2º a 9º ano da EMEF “Profº José Toledo de Mendonça” nos projetos escolares foi realizada, nesta terça-feira (12), a votação para eleição do grêmio estudantil nas duas unidades da escola. Duas chapas disputaram as eleições escolares: A.R.E. (Associação Reunida pela Escola) que foi a vencedora com 247 votos e a P.N.F. (Planejando Nosso Futuro) com 162 votos.
A coordenação da escola, em parceria com a Secretaria de Educação, teve o cuidado de preparar todo o ambiente para que a votação acontecesse de maneira muito similar à eleição oficial, disponibilizando a cabine de votação e urna, emprestadas pelo Cartório Eleitoral.
O aluno do 4º ano, Yuri Correia, votou pela primeira vez e estava animado com a eleição do grêmio: “acho muito legal poder votar, eu escolhi as propostas que achei que vão ajudar a escola”.O senso crítico dos alunos da Toledo também chamou a atenção, segundo a coordenadora pedagógica da escola, Luciana Berti, durante a apresentação das propostas de cada chapa os estudantes questionaram se os candidatos poderiam cumpri-las, demonstrando que estavam atentos a coerência das ideias propostas.
Os alunos do 5º ao 9º compuseram cada chapa (com 20 integrantes), sendo que o presidente e vice eram do 8º ano para que pudessem dar continuidade aos projetos propostos para escola até abril de 2017, quando se encerrará o mandato da chapa vencedora.
De acordo com a secretária de Educação, Maristela Gallo Romanini, o exercício da cidadania foi posto em prática com as eleições do grêmio, que passaram por todo trâmite, desde a campanha, votação e apuração dos votos com a presença dos representantes de cada chapa. “Queremos agradecer o Cartório Eleitoral que cedeu a cabine e urna, tornando a votação mais real e possibilitando aos alunos a interação com o sistema de votação do país”, ressaltou a secretária. Maristela explicou que o objetivo é promover a cooperação entre escola e aluno em benefício da unidade.
A eleição do grêmio estudantil da escola municipal aconteceu no mesmo período da rede estadual, que realizou nos dias 12 e 13 suas escolhas.