25 OUT 2012
EDUCAÇÃO
ALUNOS DE ITÁPOLIS APRENDEM A RESPEITAR O MEIO AMBIENTE COM O PROJETO “PLANETA ÁGUA – UM MUNDO SUSTENTÁVEL”

A Praça Roberto Del Guércio está sendo palco do espetáculo “Planeta Água – Um Mundo Sustentável”, encenado pelo grupo de teatro itinerante Bellini Cultural, em uma tenda montada no local. As apresentações abordam o tema da sustentabilidade e estão voltadas para as crianças de 6 a 10 anos da rede de ensino municipal e estadual, que foram previamente agendadas, não sendo aberta ao público.O espetáculo narra à trajetória de Manuela, uma garota que navega na internet em busca do significado da palavra sustentabilidade. Durante a peça, ela se transforma em personagem animado e, em sua caminhada pelas florestas e cidades, se depara com diversos personagens que lhe transmitem conhecimentos sobre questões ambientais, sociais e econômicas, que são os conceitos chaves da sustentabilidade.

Depois da apresentação, os atores se juntam aos alunos para um pequeno bate-papo sobre o tema da peça, e logo após realizam uma oficina temática que contempla uma árvore na qual as crianças recriam, com fitinhas coloridas, os biomas brasileiros e os problemas ambientais existentes no país. Cada fitinha tem uma mensagem relacionada com a questão da qual ela faz parte, criando uma simbólica representação da nossa natureza. Dessa forma, as crianças podem fixar o que ouviram sobre sustentabilidade e se sentir parte responsável pela preservação do meio ambiente. A intenção do projeto é educar e divertir ao mesmo tempo.

O espetáculo tem sido apresentado duas vezes por dia no período de 24 a 30/10, exclusivamente para as crianças da rede pública de ensino de Itápolis.

“Planeta Água – Um Mundo Sutentável” é um projeto da multinacional Syngenta, que tem uma Unidade em Itápolis, executado pela Bellini Cultural – Educação Ambiental em parceira com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação em Itápolis.

Projeto Oficina de Arte do grupo Bellini Cultural foi lançado em 2003

O projeto do grupo de Educação Ambiental Bellini Cultural intitulado Planeta Água acontece desde 2003 e já beneficiou mais de 250 mil alunos de escolas públicas em oito anos de existência. O Planeta Água ensina de forma lúdica, por meio de um Espetáculo Teatral e uma Oficina de Arte, como os participantes devem agir na defesa de um planeta saudável.

O projeto tem como objetivo suscitar questionamentos sobre meio ambiente e levar conhecimento socioeducacional para as comunidades. O teatro itinerante do programa Mata Viva é uma ferramenta que visa fomentar a cultura, a conservação ambiental e proporcionar entretenimento às pessoas, sempre com intuito de sensibilizar as comunidades visitadas para questões importantes como os cuidados com o uso da água, economia de energia e conceitos de reciclagem. Na oficina, as crianças podem fixar o que assistiram sobre sustentabilidade e se sentir parte responsável pela preservação do meio ambiente.

O projeto teve seu texto totalmente aprimorado e repaginado em 2011, executando a missão de ensinar e formar jovens cidadãos responsáveis.

A Bellini Cultural atua no Brasil e no exterior desde 1996 desenvolvendo projetos culturais variados e diferenciados. É a única produtora cultural que trabalha em todos os segmentos artísticos: música, exposições, artes cênicas, livros de arte temáticos, prêmios, oficinas e projetos de responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

Confira as Fotos da Apresentação Teatral

25/10/2012