11 OUT 2016
EDUCAÇÃO
ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SUPERAM A META NACIONAL NA AVALIAÇÃO DO IDEB

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profº José Toledo de Mendonça” dos anos iniciais (4º e 5º) e anos finais (8º e 9º) de Itápolis obtiveram notas acima da meta nacional proposta pelo MEC até 2021.Os estudantes da escola municipal ultrapassaram a média muito antes do previsto: a nota do 4º e 5º ano foi de 7.7, enquanto a meta prevista era de 5.5, visando chegar em 2021 a 6.0 pontos; demonstrando assim, como os alunos já estão bem acima da média projetada.

No 8º e 9º ano a nota foi de 6.4, sendo maior que a média nacional prevista em 4.5 para este ano e 5.5 para 2021, também superando a meta prevista pelo IDEB.

Entre os anos iniciais (4º e 5º), o Toledo ficou acima da meta estabelecida pelo Ministério da Educação, alcançando, também, a maior média da cidade, com nota maior que das escolas estaduais.

A educação municipal está legitimada pelo empenho e dedicação de professores, coordenadores e toda a equipe escolar, aliada a qualidade do material de ensino, bom desempenho dos alunos e apoio da família.A expectativa é de que o município continue superando as metas estabelecidas e oferecendo um ensino de qualidade aos estudantes.

É importante ressaltar que entre todos os estados brasileiros, só dois estados bateram a meta no Ideb 2015, enquanto a escola municipal de Itápolis esteve acima da média.

O QUE É O IDEB

Bianual, o Ideb é o principal indicador de qualidade do ensino básico. Para o cálculo da nota, que vai de zero a dez, são usadas provas em Matemática e Língua Portuguesa, além das taxas de aprovação e abandono.

São usados os resultados de dois exames oficiais (Saeb e Prova Brasil), aplicados a cada dois anos no 5º e no 9º ano do ensino fundamental.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2021, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. Itápolis já se encontra bem acima dessa média, graças ao bom trabalho desenvolvido no município.