Um importante projeto que aborda as questões ambientais em uma peça teatral será apresentado para os alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Itápolis. A peça “Flora e o Capitão Porcão em: Se essa rua fosse minha…” será a atração. O espetáculo recheado de humor trabalha a temática de valorização e preservação do meio ambiente.Ao todo serão 8 apresentações divididas em duas sessões diárias em escolas públicas de Itápolis. A peça faz parte do projeto Vamos Cuidar do Nosso Mundo, sendo realizado pela 3S Projetos com recursos aprovados pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com incentivo da empresa Syngenta e o apoio da Secretaria de Educação de Itápolis.
A atração é apresentada aos alunos de Itápolis de forma gratuita pelos atores da APA (Associação dos Produtores e Artistas) que, com muito humor contam a história da Flora, uma personagem que é harmônica e procura conscientizar a importância de todos viverem num ambiente limpo e saudável. Já o Capitão Porcão, o vilão da história, oposto aos interesses comuns, trava diversas ameaças aos seres humanos.
A produtora da APA, Raquel Magalhães explica que o espetáculo visa estimular as crianças a terem hábitos saudáveis e sustentáveis. “A peça leva ao público a percepção de ameaça que a poluição e os ‘maus hábitos’ que influenciam na destruição do meio ambiente, prejudicando a saúde e o bem estar de todos, tudo isso apresentado de forma leve, com música ao vivo e coreografias divertidas”, enfatiza Magalhães.
A história
Flora está desaparecida, o que será que aconteceu? O Menestrel e Joãozinho, seus grandes amigos, estão preocupados com seu sumiço. Será que ela está doente ou foi raptada? Eis que aparece o grande vilão, Capitão Porcão, juntamente com seu fiel ajudante Casquinha para tomar conta do pedaço. Estão recrutando pessoas para formar um exército contra a natureza e o meio ambiente. Esse “capitão” quer formar uma frota de soldados do mau, para poluir e destruir a vida das pessoas! Será que Flora e seus amigos conseguirão vencer essa batalha? O que pode acontecer? O que podemos fazer para impedir?
Locais de Apresentação
A peça Dona Flora e o Capitão Porcão será apresentada no dia 24/06 (segunda-feira) pela manhã das 8h às 9h e a tarde: 13h às 14h, na EMEF. Prof. José Toledo de Mendonça.
No dia 25/06 (terça-feira) as apresentações acontecem na EMEI. Averaldo Papucci, no Distrito de Tapinas, pela manhã 9h às 10h e a tarde: 14h às 15h. Já no dia 26/06 (quarta-feira) é a vez do CEC- FUNDECITRUS, pela manhã das 9h às 10h e a tarde: 14h30 às 15h30. E no dia
27/06 (quinta-feira) pela manhã das 9h às 10h e a tarde das 14h às 15h na EMEI “Dona Maria Sandrine Grespi” no Distrito de Nova América.