Os alunos do 1º ano da EMEF “Prof. José Toledo de Mendonça” participaram do desenvolvimento de um projeto sobre tabelas e gráficos, com o objetivo de vivenciar o processo, adquirindo uma aprendizagem baseada na experiência.O projeto intitulado Sorveteria, envolveu as crianças na elaboração, construção e interpretação de gráficos. O trabalho de pesquisa foi realizado em 2 semanas, por crianças de 6 anos, que incluía as disciplinas de Português, Matemática, Ciências, Geografia, História e Ensino Religioso.
De acordo com o professor André Emilio Rozani, todas as atividades contaram com a participação dos alunos, desde a escolha dos sabores de sorvetes, que foi o produto usado para análise em gráfico, posteriormente construído com caixas de leite vazias levadas pelas próprias crianças. “Os alunos encaparam as caixinhas de acordo com o sabor do sorvete escolhido, para criar o gráfico. Todos trabalharam em equipe, aprendendo a importância da colaboração”, explica.
O professor André disse ainda que baseou o projeto nas considerações de Piaget que indica que crianças de 2 a 10 anos não abstraem conceitos prontos, por isso uma aprendizagem por meio de atividades que levem o aluno a refletir, vivenciar e participar do processo, desperta a habilidade para análises e coletas de dados em gráficos e tabelas.
Com isso os alunos puderam analisar tabelas e gráficos, coletando dados de maneira divertida e dinâmica, que inclui a pesquisa dos sabores de sorvete que os alunos mais gostavam. Além da produção da tabela com materiais recicláveis e ainda um delicioso passeio à sorveteria.
Alunos na fila aguardando para comprar o sorvete
Todos se divertindo com seus sorvetes em companhia de seu coleguinhas
Professor André saboreando sorvete com os alunos
Tabela com a escolha dos sabores dos sorvetes de cada aluno
Atividade de gráfico realizada em sala de aula
Encapando as caixinhas de acordo com o sabor do sorvete escolhido, todos trabalhando em equipe e colaboração
Alunos com suas caixinhas encapadas e prontos para montagem do gráfico
Os próprios alunos colaboraram para construção do gráfico, vivenciando assim a aprendizagem
Após a construção do gráfico todos observam o trabalho