O Ministério da Educação homologou pareceres do Conselho Nacional de Educação que defendem o fechamento das creches e pré-escolas em períodos de recesso ou férias. Mas em Itápolis, o Prefeito Municipal, decidiu manter abertas as creches municipais, considerando a necessidade dos pais trabalharem e não terem onde deixar seus filhos, neste período.
Em 2007, a Defensoria Pública de São Paulo propôs ação civil pública para garantir a abertura das creches durante o período de férias. Na ocasião, os defensores afirmaram que as creches também possuem um caráter de assistência social e, por isso, são caracterizadas como um serviço essencial, que deve ser contínuo e ininterrupto. E foi justamente este apontamento e a preocupação com a situação dos pais que motivou o posicionamento da Administração Municipal.
A Prefeitura de Itápolis e a Secretaria de Educação reconhecem a necessidade das famílias que precisam dos espaços seguros, que são as escolas, para que seus filhos estejam bem cuidados, enquanto os pais trabalham.