Política nacional de inclusão determina que escolas regulares acolham estes alunos
Na última semana a secretária de Educação Sandra Regina Pipoli Cardoso, recebeu os pais dos alunos comnecessidades educacionais especiais que estão em idade compreendida desde a educação infantil até o ciclo de alfabetização. Estes alunos passarão a estudar nas escolas municipais de ensino regular. Anteriormente, eles frequentavam a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em período integral.
Porém, a política nacional de inclusão passou a determinar que estes alunos sejam inseridos na rede de ensino regular. A secretária de Educação explicou que o CEMAIA (Centro Municipal de Atenção a Infância e Adolescência) está trabalhando em parceria com as escolas, para que os alunos e seus familiares sejam inseridos da melhor maneira possível na rede municipal.
“Também estamos em contato com a APAE, para que ela receba esses alunos no contraturno escolar, pois eles já possuem uma estrutura com profissionais específicos para este atendimento. Caso essa parceria não se concretize teremos que montar uma sala específica para este outro período de atendimento a estes alunos”, explicou Sandra.
Completando os esclarecimentos aos pais presentes na reunião, a secretária disse: “estamos em meio a um processo de inclusão, para o qual temos utilizado a capacitação de nossos profissionais e a aquisição de materiais específicos para atender os alunos com necessidades educacionais especiais. Todos estão sendo bem recebidos pelos educadores da rede municipal”.
Imprensa Prefeitura de Itápolis