07 JAN 2019
ITAPOLITANAS APROVEITAM OPORTUNIDADE DE FAZER MAMOGRAFIA GRATUITA EM ITÁPOLIS

Carreta “Mulheres de Peito” estará na cidade até dia 17/01. Faça o agendamento e exame no mesmo dia!!

Luiza Freire, 68 anos, garantiu sua senha nesta sexta-feira, 4/1, para realizar a mamografia gratuita na carreta “Mulheres de Peito” e hoje mesmo fará o exame. “A facilidade de não precisar passar pelo médico, devido minha idade, é ótima”, destaca. Como já perdeu uma familiar vítima do câncer, Luiza sabe bem a importância de se prevenir: “todos os anos faço a mamografia e com a carreta ficou mais fácil, foi muito bom”.

Desde quinta-feira (3) a equipe do governo estadual, com o apoio da Prefeitura Municipal, atende as mulheres itapolitanas no serviço-móvel de mamografia que realizará atendimentos até 17 de janeiro, inclusive aos sábados, na Praça Jornalista Roberto Del Guércio, em frente à Prefeitura Municipal. Mulheres de 50 a 69 anos não precisam apresentar pedido médico, apenas, RG e Cartão SUS. Já as mulheres de 35 a 49 anos devem levar a solicitação disponibilizada pelas enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde, além do cartão SUS e RG.

Os agendamentos das mamografias ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, quando são distribuídas 50 senhas, conforme a ordem de chegada, e os exames são realizados no mesmo dia. No sábado, o serviço acontece das 9h às 13h, com a distribuição de 25 senhas seguindo o mesmo critério dos outros dias.

Quem também já aproveitou a oportunidade de cuidar da saúde foi Adriana Cristina Pizani, 50 anos, que tinha feito a última mamografia há 4 anos. “Essa oportunidade foi ótima e facilitou para as mulheres da nossa idade, por não precisar passar pelo médico. A gente se preocupa com este tipo de doença e essa maneira rápida de ser atendida é excelente”, disse Adriana.

Abaixo da idade que dispensa a solicitação médica, Marli Nunes de 48 anos, elogiou a agilidade no atendimento: “passei hoje cedo na UBS peguei o pedido, vim para carreta, peguei a senha e já vou fazer o exame”. Marli contou que assim que soube dos exames gratuitos não perdeu tempo e veio se prevenir. “Fiz uma mamografia faz tempo e apesar de não ter nenhum caso de câncer na família, procuro me cuidar”, relatou.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI). Depois de 30 dias, da data de realização do exame, as mulheres poderão retirar o resultado na Secretaria Municipal de Saúde. Caso haja algum diagnóstico positivo para doença, a paciente será encaminhada para receber tratamento adequado. O objetivo do programa é ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem o exame de mamografia, já que o câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil.

O prefeito destacou a importância desta parceria com o governo estadual para oferecer medicina preventiva, gratuita e de qualidade, para as mulheres itapolitanas. “Com um diagnóstico precoce a pessoa pode passar pelo tratamento com maiores chances de cura e isso é muito importante. Estamos sempre apoiando ações desta natureza, para garantir uma melhor qualidade de vida à população”, pontuou o Chefe do Executivo.

Itapolitanas: não percam esta oportunidade de prevenção inteiramente gratuita! As moradoras de Tapinas e Nova América devem fazer, primeiramente, o agendamento na UBS do distrito, porque a prefeitura disponibilizará o transporte até Itápolis.

Imprensa PrefeituradeItápolis

07/01/2019