Ir para o conteúdo

Itápolis - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Itápolis - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
NOV
24
24 NOV 2011
EDUCAÇÃO
ITÁPOLIS PARTICIPA DE PESQUISA INÉDITA PELO BOM DESEMPENHO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
receba notícias

Itápolis recebeu a visita do sociólogo Wilson Mesquita, que é pesquisador de campo do Projeto “Avaliação da Municipalização do Ensino Fundamental e Identificação de Melhores Práticas com Base nos Resultados do IDEB”, numa ação conjunta entre o CEDEC – Centro de Estudos da Cultura Contemporânea e o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”, que é vinculado ao Ministério da Educação. Itápolis chamou a atenção dos pesquisadores, por ter se classificado entre os 7 municípios, que se destacaram pelo bom desempenho no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, dentre 5500 municípios analisados no país. A análise positiva da cidade, foi concluída pelo bom aproveitamento na Prova Brasil, que avalia a educação. As outras cidades classificadas foram Barra do Chapéu, Cajuru, Ouro Verde e Santa Rita D’ Oeste, no estado de São Paulo, além da cidade mineira de Lajinha e o município de Tupim, na Bahia. Sendo que Itápolis alcançou a melhor média entre todas as 7 cidades.

O desempenho escolar foi avaliado por meio do IDEB, através da aplicação da Prova Brasil, que é o exame nacional usado para avaliar o desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio. A prova acontece a cada 2 anos e para a analise do INEP, foram usados os resultados dos anos de 2005, 2007 e 2009, dentro do desempenho nas provas de Português e Matemática. O índice incluiu também a taxa média de aprovação, que reflete o impacto de fatores como repetência e evasão escolar.

Os indicadores de desempenho são importantes para verificar se as políticas educacionais estão apresentando resultados positivos. No caso de Itápolis, isso vem se confirmando através dos resultados alcançados nos últimos anos, pela cidade no trabalho contínuo e eficiente realizado na área de educação municipal.

O projeto dessa pesquisa é coordenado pela professora doutora Christina Andrews da UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo, que enviou o sociólogo, que é membro da equipe de análise. Wilson Mesquita realizou a pesquisa de campo em Itápolis visitando as escolas, para identificar qual é o diferencial do município para obter esse melhor desempenho educacional em relação às outras cidades do mesmo porte no país. O sociólogo destacou o empenho dos professores em conjunto com o trabalho pedagógico da Secretaria da Educação do Município, o entrosamento com a participação familiar dos alunos e a conquista de vários prêmios, como o alcançado pelos alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Profº José Toledo de Mendonça, no concurso de redação da TV TEM. Alliás, a Escola Toledo, foi a referência nessa pesquisa, por causa dos bons resultados que vem alcançando. O Relatório e as análises finais da pesquisa, estão previstos para fevereiro de 2012, onde será apontada as melhores experiências de cada um dos 7 municípios analisados, para servir de referência em futuras políticas públicas brasileiras.

Itápolis mais uma vez se destaca para todo país, num assunto que é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais evoluída: a Educação.



Pesquisador que esteve em Itápolis para conhecer os métodos usados na Educação Municipal

Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia