A Secretaria de Educação através de uma parceria com Ministério da Cultura e a empresa Komedi Projetos e Pernambucanas, que participou da iniciativa por meio da Lei Rouanet, trouxeram para Itápolis a peça teatral “Planeta Água Em Cena 2”. A apresentação que foi realizada no dia 19 de agosto na EMEF Profº José Toledo de Mendonça, também passou por cidades como Bariri, Jaboticabal, Olímpia e Mococa.
O espetáculo encenado pela Cia. Metrópole mesclou o universo lúdico da criança com questões sobre a importância da água, da preservação do meio ambiente e o respeito à natureza.
A peça abordou, ainda, o uso ideal de água no dia a dia em um período particularmente importante: quando o estado de São Paulo enfrenta uma das maiores secas de sua história.
Escrita por Sérgio Valle e dirigida por Adriano Veríssimo, à peça trouxe à cena os personagens Julinha Relógio, Sr. Pinguinho, Vovô Pingão, Murilo, Gaivota Gabriel e Baleia Balu. Curioso como ele só, o Sr. Pinguinho queria saber tudo sobre a água em nosso planeta e por que ela está acabando. Aos poucos, com a ajuda da família e amigos, Pinguinho descobre de onde a água vem, para onde vai e como desperdiçamos este recurso muitas vezes sem pensar.
“A finalidade do espetáculo é despertar nas crianças o respeito à água, lançando mão de uma história envolvente, que utiliza melodias cantadas e narrativas em tom de comédia para facilitar a compreensão dos alunos”, explica o diretor da peça.
Outros temas também se destacaram em ‘Planeta Água em Cena 2’, entre eles estiveram as reflexões sobre a preservação do meio ambiente, a relação com a família e com os amiguinhos, a busca da felicidade, a superação dos medos e a construção de uma sociedade melhor. Assuntos que certamente serão estendidos durante debates em sala de aula, estimulando o pensamento crítico dos alunos que aprovaram a peça.