Neste dia 1º de outubro é comemorado o dia nacional do idoso e para festejar a data o CRI – Centro de Referência do Idoso “Octávio Guardia” esta realizando uma série de atividades. O dia começou com várias atividades esportivas, como hidroginástica, aeróbica e alongamentos, à tarde haverá a celebração de uma missa as 14:30 horas, além de jogos de cartas e um café da tarde especial.
As comemoração já haviam começado no dia 30 de setembro, quando ocorreu uma bela apresentação dos alunos do Projeto Guri, quando 50 alunos supervisionados pela Coordenadora Rose Hernandes e os professores Jorge Bordinasso que ministra as aulas de vilão, Rafael Vasque, de percussão e Mariele Correa de Canto Coral.
Os alunos puderam mostrar um pouco do aprendizado cultural ensinado no Guri e os idosos também fizeram apresentações musicais. Finalizando o primeiro dia de comemorações, foi servido um lanche da tarde aos participantes de mais este evento realizado pelo CRI em parceria com o Guri.
Instituição do Dia do Idoso
Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria, etc.
No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para a data de 1º de outubro.
Itápolis também conta com o Conselho Municipal do Idoso.