Dengue, Chikungunya e Zika podem ser transmitidos por este mosquito, por isso está em nossas mãos o controle
O vírus dengue transmitido pelo Aedes aegypti já voltou a circular em nosso município, com o aparecimento de 3 novos casos da doença, em diferentes áreas da cidade: Bairro Portal das Laranjeiras, onde já está sendo aplicado o inseticida, Pacaembu e Vila Oeste. Itápolis contabiliza hoje 778 casos de dengue na cidade, segundo dados do Controle de Vetores.
Atentos a esta situação e aos outros tipos de doença que o mosquito Aedes pode transmitir, como a chikungunya e zika, a Secretaria de Saúde está pedindo aos moradores que abram suas casas e permitam a aplicação do inseticida para eliminação dos mosquitos infectados. Caso, você se recuse, não se esqueça: desta forma estará cooperando para uma grande epidemia na cidade.
Devemos lembrá-los, também, que o Aedes criado dentro das residências, traz graves conseqüências às pessoas infectadas e pode levar a óbito. “Vamos gente, é hora de acreditar que este mosquito nos coloca diante de uma situação de caos, faça sua parte na sociedade que você vive, proteja seus familiares, vizinhos e amigos e você mesmo” alerta Cezilia Mercaldi do Controle de Vetores, que lembra, ainda, que a decisão de enfrentar essa situação de combate ao mosquito é de inteira responsabilidade de cada um de nós.
SE O MOSQUITO DA DENGUE PODE MATAR, ELE NÃO PODE NASCER.
Em água limpa e parada, o mosquito da dengue se desenvolve em até 5 dias. Rápido, né? Mas isso também significa que esse tempo cabe dentro da sua semana. Então, que tal reservar o sábado para combater esse mosquito que, além da dengue, transmite chikungunya e zika? Elimine os focos do mosquito da sua casa. Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer.
Sintomas comuns nas 3 doenças: NARAOS SINTOMAS:FEBRE,COCEIRA,DOR DE CABEÇA,DOR ATRÁS DOS OLHOS,DOR NO CORPO E NAS JUNTAS EMANCHAS VERMELHAS PELO CORPO.