17 ABR 2018
DOAÇÃO DE SANGUE NO HEMONÚCLEO DE ARARAQUARA: AGENDE A SUA NA SANTA CASA

Quer ajudar a salvar vidas? Então você pode realizar essa boa ação, doando sangue! Por exigência do Hemonúcleo de Araraquara, a doação só pode ser realizada naquele município, porque pertencemos a DRS - Departamento Regional de Saúde desta região, que centralizou a coleta em Araraquara, seguindo a padronização de procedimento e processamento relativo ao sangue e seus hemocomponentes.

Para isso, a Prefeitura de Itápolis fornece transporte gratuito e exclusivo para doadores de sangue. Os interessados em fazer a doação devem entrar em contato com a Santa Casa pelo telefone 3263-9500, das 8h às 13h e das 15h às 17h, para falar no Banco de Sangue.

Você deixará seus dados e, assim que formar um grupo, a pessoa será comunicada, para que o transporte seja agendado. Os doadores são levados, gratuitamente, a Araraquara e, assim que as doações são concluídas, o transporte retorna para Itápolis.

O voluntário, que preferir ir por conta própria, poderá entrar em contato diretamente com o Hemonúcleo de Araraquara (Faculdade de Ciências Farmacêuticas – UNESP), pelo telefone (16) 3301-6102. A unidade está localizada na Rua Expedicionários do Brasil, nº 1621, no Centro (entrada pelo lado do cemitério). Os horários de atendimento são das 7h00 às 11h30 e das 14h00 às 16h00.

É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial, como RG, Habilitação, Carteira de Trabalho, do Conselho de Classe ou Certificado de Reservista.

Condições para doar:

• Ter entre 16 e 67 anos de idade; jovens de 16 e 17 anos somente poderão doar se estiverem acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização destes, com firma reconhecida em cartório; e pessoas com mais de 61 anos devem ter realizado pelo menos uma doação até os 60 anos.
  • Não estar em jejum (tomar café reforçado, mas sem alimentos gordurosos).
  • Esperar 3 horas após o almoço para realizar a doação no período da tarde e ter feito refeições leves, sem alimento gordurosos.
  • Ter e estar com boa saúde.
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
  • Pesar mais de 50kg.
  • Ter dormido bem na noite anterior à doação, no mínimo de 6 horas.
  • Não ter tido sintomas de gripe ou resfriado, febre ou diarreia nos últimos sete dias.
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
  • Não ser usuário de drogas.
  • Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado.
  • Não estar grávida ou em período de amamentação (é necessário aguardar três meses após o parto normal e seis meses após cesárea).
  • Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses.
  • Não ter feito tatuagem e não ter sido exposto a situações de risco, acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.