Atenção: Dia 12 de maio, sábado, vários postos de vacinação do município, estarão funcionando! Fique atento!
A vacina contra gripe começa a ser disponibilizada para mais um grupo, a partir do dia 9 de maio: pessoas portadoras de doenças crônicas, em qualquer idade, com apresentação obrigatória da indicação médica da vacina (pessoas com problemas de coração, pulmão, rim, fígado, transplantados, diabetes, câncer, obesidade, entre outros); professores das escolas públicas e privadas (desde o ensino fundamental até o superior) mediante a apresentação de crachá ou holerite e os privados de liberdade.
É importante ressaltar que para pessoas com 60 anos de idade ou mais; profissionais da saúde, crianças de 6 meses até menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) a vacina continua sendo aplicada. Basta procurar uma das Unidades de Saúde do município.
Não se esqueça de levar a Carteira de Vacinação, principalmente das crianças, no dia de receber a vacina!
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe segue até dia 1º de junho nas Unidades de Saúde de Itápolis e distritos de Tapinas e Nova América, assim como em todo país.
POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE, NO PERÍODO DA CAMPANHA, DURANTE A SEMANA:
- Centro de Saúde
- UBS Drº Paulo Brasil (Jardim Redenção)
- UBS Jacy Tucci (Vila Santos)
- UBS Jardim São Benedito
- USF Jardim São Lucas
- UBS Tapinas
- UBS Nova América
OBS: no horário de funcionamento da Unidade de Saúde: 7h às 17h.
Não se esqueça: é importante levar Carteira de Vacinação, principalmente das crianças, no dia de receber a vacina!
POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE, NO PERÍODO DA CAMPANHA, DURANTE A SEMANA:
DE 23 DE ABRIL A 1º DE JUNHO
- Centro de Saúde
- UBS Drº Paulo Brasil (Jardim Redenção)
- UBS Jacy Tucci (Vila Santos)
- UBS Jardim São Benedito
-USF Jardim São Lucas
- UBS Tapinas
- UBS Nova América
OBS: no horário de funcionamento da Unidade.
POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE NO SÁBADO:
DIA 12 DE MAIO
- Centro de Saúde: 8 às 17 horas
- UBS Drº Paulo Brasil (Jardim Redenção): 8 às 17 horas
- UBS Jacy Tucci (Vila Santos): 8 às 17 horas
- UBS Tapinas: 8 às 13 horas
- UBS Nova América: 8 às 13 horas
SABENDO MAIS SOBRE A GRIPE:
A gripe (causada pelo vírus Influenza) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Caracteriza-se por uma elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto da boca, olhos e nariz.
A síndrome gripal (gripe) caracteriza se pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves pode ocorrer dificuldade respiratória com necessidade de hospitalização, sendo a complicação mais frequente a pneumonia; que é causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana, podendo levar até ao óbito.
GRIPE E RESFRIADO SÃO A MESMA COISA?
GRIPE- A gripe é uma doença muito contagiosa, causada pelo vírus influenza e é transmitida, principalmente, de pessoa a pessoa pelo ar que se respira. Em geral, a gripe provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo, dor de cabeça, fraqueza, mal-estar e pode evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia e até mesmo óbito.
RESFRIADO- Já o resfriado é causado por outros tipos de vírus. Seus sintomas podem ser confundidos com os da gripe, porém, são sintomas mais fracos e de curta duração. Normalmente, o resfriado provoca coriza (nariz escorrendo), dor de garganta leve e, às vezes, febre.
A VACINA PROVOCA REAÇÃO?
A vacina é muito segura! Algumas pessoas podem apresentar dor e vermelhidão no local da aplicação. Outras podem ter febre baixa e mal-estar, mas, estes sintomas duram entre 1 e 2 dias. É importante ter conhecimento de que a vacina NÃO causa gripe!
A vacina só é contra indicada para pessoas que tem alergia grave a ovo.
PORQUE VACINAR TODO ANO?
Porque o vírus se modifica, constantemente, a cada ano. Além disto, após a vacinação, a duração da proteção não ultrapassa doze meses, portanto é necessário o reforço todo ano para garantir a proteção contra a gripe.
Imprensa Prefeitura de Itápolis