03 MAI 2013
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
CRAS DESENVOLVE OS PROJETOS “TRANSFORMANDO SEU TEMPO” E “ALICERCE” EM ITÁPOLIS

O CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social, onde são desenvolvidos projetos sociais em Itápolis desde junho de 2008 e está integrado à Secretaria de Desenvolvimento Social. Sua atuação está ligada ao Serviço de Proteçãoe AtendimentoIntegral à Família (PAIF). Dentreosobjetivos desse serviçomunicipal, estãoà prevençãoda ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoçãode ganhos sociais e materiais das famílias eoacessoa benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais.

As famílias cadastradas no CRAS recebem acompanhamento de uma psicóloga e uma assistente social, que realizam visitas nas residências das famílias atendidas e posteriormente fazem reuniões mensais no Centro de Referência. A realização de cursos é um dos importantes serviços prestados pelo Centro de Referência para a formação da pessoa na busca de uma vida melhor.

Projeto “Transformando seu Tempo”

Como uma forma de ajuda e promoção de ganhos sociais e materiais o CRAS oferece cursos como: Pintura em tecido, Bordado Industrial, Cabeleireira, Manicure e Costura Industrial, gratuitamente, dentro do Projeto “Transformando seu Tempo”.Estes cursos têm duração de 1 ano e são voltados, primeiramente, as famílias assistidas pelo CRAS e, em seguida, tendo disponibilidade de vagas, são oferecidas à população em geral. Devido ao local provisório no qual o CRAS está funcionando, enquanto é feita a reforma de sua sede, o número de participantes no projeto diminuiu, pois o local não apresenta espaço suficiente para a instalação de novos equipamentos e, consequentemente, para a inserção de novos alunos. Em média, são atendidos de 07 a 10 alunos por curso. O Projeto é realizado por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal de Itápolis, do Fundo Social de Solidariedade do município e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, tendo as atividades desenvolvidas pelo CRAS.

Os alunos aproveitam a oportunidade do aprendizado para conquistarem uma profissão. “Estou no meu 3º curso aqui, já participei dos cursos de Cabeleireiro e de Bordado Industrial. Atualmente, estou no curso de Pintura em tecido. Com o curso de cabeleireiro consegui abrir o meu próprio negócio e, hoje, trabalho em casa com cortes e penteados”, disse a aluna Renata Ramos Laurindo.

Michele Ramalho freqüenta a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e é aluna atuante no CRAS há mais de 3 anos, também aprimorou suas habilidades e técnicas durante a participação nos cursos. Atualmente, Michele faz o curso de Pintura em tecido.

Projeto “Alicerce”

O CRAS realiza em Itápolis o Projeto “Alicerce” que é um programa de geração de renda. Para poder participar os alunos primeiramente precisam concluir os cursos de Costura e Bordado Industrial realizados no CRAS. A finalidade do projeto é aprimorar as técnicas desenvolvidas durante o curso e ajudar os alunos a produzir suas próprias peças, como por exemplo, panos de prato, que vão desde o corte do tecido até a aplicação do bordado.

Neste projeto, o aluno já sai com a experiência do processo de produção para o mercado de trabalho e ainda pode vender as peças produzidas. O valor alcançado nas vendas é dividido em 30% para o CRAS e, o restante, ou seja, 70% para o aluno. Este percentual que o CRAS recebe é destinado, principalmente, para manutenção das máquinas industriais que periodicamente precisa passar por reparos.

O Projeto “Alicerce” acontece as terças e quintas-feiras, a partir das 14h.

Curso para Gestantes

O CRAS em parceria com a Secretaria de Saúde de Itápolis está ministrando o Curso para Gestantes, que é realizado três vezes por ano, durante 3 meses. O Projeto tem o propósito de prevenir à situação de risco das gestantes do município em situação de vulnerabilidade.

As grávidas participam de ações socioeducativas, por meio de palestras, diálogos, troca de experiências e recebendo um importante acompanhamento de profissionais durante toda a gravidez. São profissionais disponibilizados pela Secretaria de Saúde que atendem e dão orientações durante o curso.

Serviço:

O CRAS está localizado na Avenida Odoni Bonini, nº 32, no IV Centenário, enquanto o prédio do Centro de Referência na Rua Rodrigues Alves, nº 1591 (antiga Promoção Social), passa por reformas.

Turma do curso de Pintura em tecido

As técnicas aliada à criatividade permite a criação de belos trabalhos

A habilidade se desenvolve com as técnicas adquiridas e novas práticas

Objetivo do curso é criar espaços de capacitação profissional