02 MAI 2013
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARTICIPA DO XV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS EM SÃO PAULO

A Secretária de Desenvolvimento Social do município, acompanhada da diretora do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e a Assistente Social Gestora do Bolsa Família em Itápolis participaram do XV Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, realizado entre os dias 22 a 24 de abril no auditório do Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo, onde mais de 3 mil pessoas de todo país estiveram presentes. Marcaram presença no Encontro o presidente do CONGEMAS, Valdiosmar Vieira, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, o senador Eduardo Suplicy, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad entre outras autoridades.

Alguns dos temas debatidos foram o Reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o Reordenamento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescente, a Gestão Financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Incentivos de Gestão: IGD, PBF E SUAS, além de outras temáticas relacionadas ao serviço social desenvolvido nos municípios.

O QUE É O CONGEMAS

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) é uma Associação Civil, sem fins lucrativos com sede em Brasília - DF desde abril de 2001, representando os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

O Congemas tem por finalidades:

Defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social);

Assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais.

Auditório do Anhembi, onde foi realizado o CONGEMAS

Palestrantes do Encontro Nacional, do qual a equipe do Desenvolvimento Social participou