16 MAR 2020
GOVERNO E ASSUNTOS ESPECIAIS
CORONAVÍRUS: EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO SE REÚNEM EM ITÁPOLIS

Na manhã desta segunda-feira (16) prefeito, promotor de Justiça, vereadores e secretários municipais estiveram reunidos no Auditório da Secretaria de Educação para falar sobre as medidas preventivas relacionadas ao Coronavírus. Diante da pandemia mundial do Covid-19, a Prefeitura de Itápolis vem adotando medidas preventivas para proteger a população, mesmo não tendo registro, até o momento, de caso de Coronavírus na cidade.Em todo o Estado de São Paulo, em um único dia, o número de pacientes que tiveram resultado positivo saltou de 65 para 136, registrados neste domingo (15).

📌Educação

As escolas da rede municipal continuam acompanhando as orientações do Governo Estadual, abonando as faltas nesta semana e as equipes estão à disposição para orientar os pais. De 23 a 27 de março ocorre o período de recesso escolar e o município continuará acompanhando as decisões tomadas pela Secretaria Estadual de Educação.

Considerando o risco de transmissão, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu o transporte universitário, como medida preventiva e também pelo fato de maioria das faculdades já terem cancelado suas aulas.

📌Eventos

Em edição extraordinária do Diário Oficial do Município de hoje (16) foi publicado o Decreto Nº. 5.555/2020 que suspende eventos, inaugurações, reuniões e palestras patrocinadas pela Prefeitura Municipal, Administração Direta e Indireta. O decreto recomenda aos setores privados que já possuem alvará de autorização para eventos, que avaliem em cada caso a pertinência da realização ou não do evento e determina que não sejam emitidos novos alvarás pelos próximos 10 dias.

📌Esporte e Cultura

As atividades da Secretaria de Esporte e Cultura serão suspensas. O Centro de Referência do Idoso, também acompanhando as orientações do governo estadual, que suspendeu as atividades dos Centros de Convivência do Idoso, seguirá as mesmas práticas. Os cursos que seriam desenvolvidos no CRAS serão adiados.

📌Atendimentos Gerais

Os atendimentos ao público estão sendo revisados para que sejam adotadas medidas evitando a aglomeração de pessoas nos próximos dias.

Outras definições, ainda, serão aplicadas seguindo os protocolos do governo estadual e federal. O Chefe do Executivo de Itápolis se reunirá nesta terça-feira (17) com outros prefeitos da região, buscando tomar medidas conjuntas neste momento onde a precaução é o melhor remédio para combater a pandemia causada pelo Coronavírus.

Apesar de algumas medidas gerarem transtornos, as ações são necessárias para manutenção da saúde pública, objetivando evitar a transmissão do Covid-19.

A orientação da Prefeitura Municipal continua sendo para evitar aglomerações e seguir as medidas de prevenção relacionadas à higiene, sempre priorizando a união de esforços na aplicação de ações.