Os professores PEB II e PEB III do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itápolis cumpriam, de acordo com o Plano de Carreira dos Professores, uma jornada de 60 minutos para cada aula trabalhada. Mas, a partir deste dia 16 de abril, em decorrência da reivindicação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, o Governo Municipal de Itápolis (GMI) permitirá que os professores voltem a cumprir a jornada de 50 minutos por aula nas escolas municipais.
Em Parecer do CNE - Conselho Nacional de Educação afirma-se que não há qualquer problema que determinado sistema (Educação) componha jornadas de trabalho de profissionais, com duração da hora-aula em 60, 50 ou 45 minutos, desde que as escolas e a própria Rede estejam organizadas para prestar aos educandos a totalidade da carga horária a qual eles fazem jus.
A mudança nos horários enquadrara melhor a logística do transporte disponibilizado gratuitamente pela Prefeitura para os alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais.
Os novos horários caracterizam, também, uma adequação na jornada de trabalho dos professores, não havendo diminuição das disciplinas aplicadas nas escolas do Município, apenas nos horários. Esta alteração só refletirá mudanças na EMEF Profº José Toledo de Mendonça, onde os alunos estudarão das 7h00 às 11h30 e das 12h30 às 17h00.