A arte é considerada uma forma de linguagem, expressão e comunicação indispensável para as referências curriculares da educação infantil, e uma boa iniciativa é incentivar as crianças a fazerem arte nos diferentes ambientes no dia a dia. Pensando nisto, a Secretaria Municipal de Educação resolveu aproveitar paredes ociosas e torná-las lugares de fazer arte.
Para isso, algumas paredes das escolas municipais foram revestidas de azulejos, quepossibilitaram um ambiente de prazer e de aprendizado proporcionando às crianças o contato com as mais diversificadas texturas e sensações táteis fazendo com que o aprendizado ocorra de maneira lúdica e prazerosa.
Nestes espaços é possível pintar, lavar e pintar de novo. Os educadores disponibilizam para os alunos o uso de rolinhos, esponjas, pincéis de diferentes espessuras, tintas de cores variadas ou produzidas com as crianças (com beterraba ou urucum, por exemplo), materiais com os quais as crianças exercitam a capacidade de expressão e colocam os alunos em contato com a linguagem artística.
Para as professoras e coordenadoras da rede municipal, está sendo muito prazeroso observar e interagir com as crianças em ambientes tão livres e de expressão criativa, podendo vê-las descobrindo o prazer da arte. “Os pequenos alunos podem matar a vontade de “pintar paredes”, sabendo que aquele espaço é destinado a esse fim, onde eles mesmos podem depois limpar suas pinturas”, explicam as educadoras.
Para a secretária de Educação, este é um espaço simples, porém incentivador e estimulante ao aprendizado das crianças, que demonstram seu talento artístico. “Os alunos nos surpreendem com sua sensibilidade artística e isso para nós educadores é estimulante: ver a evolução artística que refletirá, futuramente, na formação de agentes transformadores de cultura e educação”, pondera.