As visitas das crianças de 5 a 11 anos são monitoradas pela equipe da Porto Seguros que inicia as atividades apresentando um vídeo sobre educação no trânsito. Em seguida participam de um passeio com bicicletas, por um percurso que conta com semáforos iguais aos instalados na cidade, para aprender a respeitar a sinalização. Depois recebem um kit, contendo pirulito, cartilha educativa, carteira de habilitação mirim e bloquinho de multas. Ao final eles participam de uma atividade sobre o trânsito usando materiais recicláveis. Uma verdadeira aula de educação no trânsito que ensina de maneira prática e divertida as regras de circulação.
“Estamos educando o motorista do futuro”, ressaltou a equipe do Rotary Clube de Itápolis, um dos parceiros da Prefeitura Municipal que junto com a empresa Porto Seguro viabilizou a vinda da Cidade Portinho a cidade. Antes de vir para Itápolis o projeto esteve no mês de julho em Campos do Jordão e depois de Itápolis seguirá para São José do Rio Preto. A Cidade Portinho já foi visitada por 350 mil crianças em 102 municípios.
“As crianças passam a cobrar os pais para que usem o sinto de segurança, não parem na faixa de pedestre e respeitem o semáforo”, explicam os integrantes do Rotary.
Para a diretora da EMEI “Dona Maria Sandrine Grespi” de Nova América que trouxe seus alunos para um passeio na Cidade Portinho, a iniciativa é um estímulo para as crianças entenderem o trânsito.
No sábado 11/08 a Secretaria de Saúde de Itápolis estará presente na Praça com uma técnica em enfermagem que realizará aferição de pressão e a equipe de Controle de Vetores estará orientando a população sobre a prevenção da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, das 8h00 às 12h00. Já a Cidade Portinho atende somente as crianças de 5 a 11 anos, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. Participe, traga sua família, pois haverá programas para todos.
Veja as Fotos da Cidade Portinho