04 FEV 2021
CURSO JOVEM AGRICULTOR DO FUTURO REATIVARÁ ATIVIDADES NA ESCOLA AGRÍCOLA

Um sonho que está perto de se tornar realidade em Itápolis: voltar a utilizar a escola agrícola para realização de cursos na área rural. Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Itápolis, FAESP/SENAR - AR/SP e Sindicato Rural Patronal possibilitará a formação técnica de alunos de 14 a 17 anos por meio do curso Jovem Agricultor do Futuro, que acontecerá no contraturno do ensino regular.

O prefeito Mi Reggiani explica que o objetivo é oferecer uma formação profissional que atenda a demanda dos adolescentes em busca de capacitação. “Queremos incentivar e contribuir com a formação de nossos alunos de maneira comprometida com o desenvolvimento sustentável da agricultura local”, complementou.
O projeto conta com o importante apoio do Sindicato Rural, que apresentou o curso para prefeitura. "Já concretizamos duas importantes parcerias com o município, a Feira do Produtor Rural e Jovem Agricultor do Futuro, que certamente impulsionarão a agricultura de Itápolis", destacou Ronaldo Bergamaschi, coordenador de cursos do Sindicato Rural.

Em breve, a Secretaria de Educação informará o período de inscrição para este curso. De acordo com o secretário da pasta a nova opção de ensino complementar, proporcionará uma promoção de pequenos produtores rurais que atuam na produção primária de origem animal e vegetal na agroindústria e no extrativismo, além de apoiar a prestação de serviços rurais das unidades produtivas do município e da região. “O projeto objetiva articular as dimensões da pessoa, do profissional e do cidadão”, destacou.

A duração do programa é dividido em 9 módulos, totalizando uma carga horária de 580 horas/aula. As aulas serão ministradas por 2 instrutores do SENAR AR/SP, sendo um responsável pelo conteúdo pedagógico e o outro pela parte técnica, abrangendo práticas de preparação do solo, controle de pragas e manejo orgânico, gestão de propriedade rural, ética, respeito ao próximo, direitos e deveres.

Fonte: Prefeitura de Itápolis