25 JAN 2019
VOCÊ CONHECE O NASF?

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade.

O Núcleo, formado por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família, busca contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio daampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

Atua como apoio matricial, ou seja, de organização da clínica e do cuidado em saúde a partir da integração e cooperação entre as equipes responsáveis.

Está atuação integrada permite entre outras situações:

• Realizar discussões de casos clínicos;

• Possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares;

• Permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia;

• Qualificar as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais.

Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais. É uma equipe itinerante e para exercer suas atividades as equipes NASF devem ocupar o espaço físico das unidades, ou ainda outros espaços disponíveis no território, como o espaço das academias da saúde, escolas, parques, dentre outros.

Em Itápolis, o NASF-AB está locado na Secretaria Municipal de Saúde onde mantém suas atividades administrativas, planejamento de ações, bem como, sua reunião de equipe.