Sábado, dia 30 de abril, haverá vários postos de vacinação na cidade, que serão divulgados em breve
A rede pública de saúde iniciará a vacinação contra a gripe das pessoas com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer idade gestacional, crianças de 6 meses até menor de 5 anos, puérperas até 45 dias após o parto e pessoas portadoras de doenças crônicas no dia 30 de abril nas Unidades Básicas de Saúde do município.
A Campanha de Vacinação será realizada até o dia 20 de maio, mas no sábado, dia 30/04, haverá uma programação especial nas UBSs da cidade e dos distritos que está sendo definida e será informada em breve.
Tire suas dúvidas sobre a Gripe
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itápolis, a enfermeira Alaíde Húngaro Cunha,apresentou algumas orientações sobre a gripe, a sua diferença com o resfriado e as dúvidas sobre a aplicação da vacina.
A Gripe é uma doença muito contagiosa, causada pelos vírus influenza e é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar que se respira. Em geral, a gripe provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza, mal-estar e pode evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia.
Já o resfriado é causado por outros diferentes vírus. Seus sintomas são parecidos e podem ser confundidos com os da gripe. Porém, os sintomas dos resfriados são mais fracos e de curta duração. Normalmente, o resfriado provoca coriza (nariz escorrendo), dor de garganta leve e, às vezes, febre.
A vacina é muito segura. Algumas pessoas podem apresentar dor e vermelhidão no local da aplicação. Outras podem ter febre baixa e mal-estar. Estes sintomas duram entre 1 e 2 dias.
Porque o vírus se modifica, constantemente, a cada ano e o tipo que circula entre as pessoas pode se modificar. Além disto, após a vacinação, a duração da proteção não ultrapassa doze meses, portanto o reforço é necessário todo ano.
Todas as pessoas dos grupos mais vulneráveis às complicações, especificando: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer idade gestacional, crianças de 6 meses até menor de 5 anos, puérperas até 45 dias após o parto e pessoas portadoras de doenças crônicas em qualquer idade com apresentação obrigatória da indicação médica da vacina (pessoas com problemas de coração, pulmão, rim, fígado, transplantados, diabetes, câncer, obesidade, entre outros).