25 JUN 2020
TESTAGEM COVID-19: SAIBA COMO É REALIZADA

O aumento no registro de casos de COVID-19 (Novo Coronavírus) no município reflete à ampliação da testagem dos casos. A Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde que monitora e comunica ao Ministério da Saúde estes registros, explica quais são os tipos de exames coletados em Itápolis. Pela Rede Municipal de Saúde são realizados 2 tipos de exames: RT-PCR e Teste Rápido.

O RT-PCR, que identifica o vírus, é coletado e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto ou a Unesp de Araraquara para análise e emissão do resultado e há os Testes Rápidos, que verificam a presença de anticorpos no organismo, neste caso o resultado é imediato. Mais recentemente, os laboratórios particulares da cidade começaram a realizar os exames de sorologia e RT-PCR que são enviados para suas redes credenciadas e os casos positivos são informados para Vigilância Epidemiológica.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os exames da rede municipal são realizados em pacientes e profissionais sintomáticos, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde que preconiza a coleta de RT-PCR entre do 3º ao 7º dia, após o início dos sintomas, já a realização do teste rápido é feita a partir do 8º dia do início dos sintomas. Saiba mais assistindo o vídeo

Imprensa PrefeituradeItápolis