09 ABR 2019
SOBE PARA 38 NÚMEROS DE CASOS DE DENGUE EM ITÁPOLIS

Aumentou, novamente, o número de casos de dengue em Itápolis, registrando 38 confirmações da doença transmitida pelo Aedes aegypti, fato que aponta que, ainda, existem muitos focos na cidade. No ano passado foram registrados 8 casos positivos, enquantoque até este dia 22 de março já temos 30 casos a mais que em todo o ano anterior.

Por isso, é urgente que a população colabore com a Prefeitura de Itápolis, Secretaria deSaúde e Controle de Vetores no combate aos criadouros do mosquito, que também transmite chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Se cada um se comprometer com o combate ao Aedes, podemos evitar a transmissão dessas doenças, que podem até levar a morte. Faça sua parte:

• Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada;

• Folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos;

• Encha os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda;

• Troque a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana;

• Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo;

• Caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo;

• Permitir a nebulização em seu quintal, que é feita com o inseticida sem óleo, que não gruda, por ser à base de água.

Cada cidadão pode ajudar a fiscalizar, vistoriando sua casa e auxiliando parentes, vizinhos e amigos a verificar seus imóveis. Não tem outro jeito: para vencer a batalha, a arma mais eficaz é a prevenção!