Na manhã desta sexta-feira (24) foi realizada uma reunião com as autoridades civis, militares e demais servidores públicos, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, para apresentação da campanha “Não dê esmolas, dê cidadania” em Itápolis.
Preocupada com a valorização do ser humano na sociedade e em dar condições de desenvolvimento para todos os indivíduos, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itápolis lança a campanha de incentivo para que a população não ajude moradores de rua com esmola e até mesmo comida ou roupas. “Quando você dá qualquer tipo de 'ajuda' aos moradores de rua, você está colaborando com a permanência dele em situação de desemprego, dependência de comida, roupas e dinheiro de outras pessoas. Muitas vezes são pessoas de outras cidades que vem para Itápolis com esse intuito, alegando ser um ótimo local para arrecadação de dinheiro” explicou o secretário de Desenvolvimento Social Antônio Roberto Puzzi.
Estiveram presentes na reunião o prefeito José Luis Kawachi, o vice-prefeito Plínio Próspero Filho, a presidente da Câmara Edmércia Micheletti, o promotor de justiça Dr. Carlos Imaizumi, o secretário de Desenvolvimento Social Antônio Roberto Puzzi, o comandante da Guarda Civil Municipal José Eduardo Motta e demais guardas, o secretário de Planejamento Urbanístico Mário Soares de Almeida Filho, o secretário de Finanças Robson Rinaldi, o secretário de Governo e Assuntos Especiais Arthur Semeghini, a conselheira tutelar Jane Faria, o assessor adjunto de Desenvolvimento Social Sérgio Vicentainer, o Cabo Ferraro e Soldado Tadeu da Polícia Militar, servidores do Departamento de Fiscalização da prefeitura, as assistentes sociais e demais servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento Social, ressaltou que é necessário um envolvimento de todos para que a campanha alcance os resultados desejados e seja um instrumento de ajuda aos moradores de rua, encaminhando-os para a sede da secretaria ou para o CRAS, e até mesmo para o Conselho Tutelar, quando há crianças envolvidas, para que sejam tomadas as medidas cabíveis. “Não pedimos para que a população ignore estas pessoas, porém, quando oferecemos o dinheiro, estamos favorecendo a dependência do indivíduo em relação ao ato oferecido, e é exatamente isso que estamos evitando. Queremos que esses indivíduos retornem para suas casas e tenham uma vida digna", concluiu.
A sede da Secretaria de Desenvolvimento Social fica localizada à Avenida dos Amaros, 697 – Centro, com atendimentos de segunda a sexta, das 07h00 às 17h00. O CRAS – Centro e Referência de Assistência Social, fica localizado à Rua Rodrigues Alves, 1591 – CECAP, e atende de segunda a sexta, das 07h00 às 18h00.