23 MAI 2016
PLANEJAMENTO URBANO
REVISÃO DO PLANO DIRETOR É DEBATIDA NO CREA

O processo de revisão do planejamento das políticas de desenvolvimento urbano, que norteará as ações dos agentes públicos e privados no Plano Diretor, foi tema da palestra que aconteceu na noite de sexta-feira (20) no CREA. O evento realizado pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itápolis contou com o apoio da Prefeitura Municipal e reuniu representantes da sociedade civil.

O arquiteto, Gustavo Ferreira Martins Gomes, que é secretário de Desenvolvimento Urbano de Ourinhos, abordou o assunto destacando que o Plano Diretor deve ter uma função social, no planejamento do zoneamento, para poder atuar, positivamente, na vida das pessoas. “A cidade não pode crescer indefinidamente sobre o território, de forma desorganizada”, explicou o arquiteto.

O crescimento do município e as mudanças pelas quais, Itápolis, passou na vocação de cada região estão entre as questões que devem ser revistas no Plano Diretor, que a partir de um diagnóstico da realidade física, social e econômica do município, apresentaria um conjunto de propostas para o futuro da organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infra-estrutura. Estas propostas seriam definidas para curto, médio e longo prazo.

“É preciso fazer uma revisão do Plano Diretor e para isso a participação da população é muito importante, para apontar as necessidades sentidas em cada bairro”, chamou a atenção o palestrante.

A Administração Municipal está buscando a contratação de profissionais especializados para desenvolver junto à equipe técnica da prefeitura e àpopulação esta revisão do Plano Diretor. Os debates com os cidadãos serão considerados peça fundamental deste processo, visando garantir que a população possa apontar em qual direção a cidade deve evoluir.

“A intenção da Administração Municipal é que todos participem deste debate, para termos um texto mais identificado com os anseios da sociedade”, completa o prefeito, Carlos Augusto Biella.Está será a primeira revisão do Plano Diretor do município que foi aprovado através da Lei Nº 2.332 de 06 de outubro de 2006, que estabeleceu as diretrizes gerais de política de desenvolvimento urbano.