A Campanha de Vacinação contra gripe termina na próxima quinta-feira, dia 30 de junho. Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades. Vacine-se para se proteger da Gripe e não transmiti-la para outras pessoas. Esta vacina, disponibilizada pelo Governo Federal, é produzida para combater os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.
Entendendo a H1N1
Quais são os sintomas do H1N1?
A gripe - tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B - tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.
É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.
Como é o tratamento do H1N1?
O tratamento inclui boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. Um deles é o Oseltamivir (mais conhecido pela marca Tamiflu), distribuído pela rede pública para hospitais e unidades básicas.