Caminhadas continuarão sendo realizadas de segundas e quartas-feiras, a partir das 8h00
A equipe da UBS “Odoni Bonini” de Tapinas iniciou uma importante ação de medicina preventiva no distrito, no dia 23 de setembro com a Caminhada da Primavera, onde se procurou estimular a população a ter uma vida mais saudável, através da prática de atividades físicas. Depois da caminhada, que começou de frente à Escola Estadual “João Caetano da Rocha” e seguiu até a Praça do distrito, foram realizados atendimentos médicos.
Esta Caminhada faz parte de um projeto de medicina preventiva que integra as estratégias de Saúde da Família para o distrito e que serão realizadas duas vezes por semana: as segundas e quartas-feiras, às 8:00 horas. De acordo com a Drª. Rosângela dos Santos, médica do PROVAB/Mais Médicos, este projeto é amplo e incluiu o envolvimento dos pacientes da Unidade e da população em geral nas ações de saúde. O projeto conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, incluindo a médica, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, farmacêutica e dentista. Dentro desta iniciativa também serão disponibilizadas as vacinas do calendário do Ministério da Saúde.
Especificamente no dia do evento, foram realizadas, além da caminhada: triagem de saúde bucal; prevenção de diabetes, prevenção de câncer de mama, colo do útero, próstata e pele; orientação sobre gravidez de alto risco, em adolescentes e após os 40 anos; cuidados para o verão. “A participação dos moradores foi fundamental e fez toda a diferença. Tudo ocorreu dentro do esperado e conseguimos, mais uma vez, estimular a prática de atividades físicas, o que é essencial para a saúde”, avaliou a Drª Rosângela.
Integraram a equipe que realizou os atendimentos à população de Tapinas, nesta atividade especial: a Drª. Rosângela dos Santos, a enfermeira Francislaine de Oliveira, a técnica de enfermagem Simone Celestino e as escriturarias Elidimara da Silva e Daise Agustoni. "Estamos satisfeitos com participação de todos. Pudemos atender um grande número de moradores que aprovaram a iniciativa", concluiu a médica.
O morador Valdemar Nunes da Cruz (64) foi um dos munícipes que aprovou a ação. “Faço caminhadas e acho muito importante que as pessoas façam também, assim como o exame, que pode dizer se estamos bem ou não. Hoje aproveitei a vinda da equipe de saúde para ver minha pressão e fazer o controle do diabetes", contou Valdemar.
A UBS também promoverá o Setembro Verde, que se refere ao mês da campanha de doação de órgãos. Posteriormente, será trabalhado o Outubro Rosa, que é o mês da campanha de prevenção do câncer de mama e o Novembro Azul, mês de prevenção à diabetes.