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SET
27
27 SET 2017
DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
ALUNOS, DO 1º AO 5º ANO, PODEM SE INSCREVER NO CONCURSO FOTOGRÁFICO “NOVO OLHAR DA TERRA” ATÉ 06/10
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As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Ambiental e de Educação, estão realizandoo concurso fotográfico “Novo Olhar da Terra”, com objetivo de incentivar o desenvolvimento de um olhar ecológico dos alunos por meio da fotografia. O concurso é voltado para estudantes do Ensino Fundamental – I (1º ao 5º ano) de todas as escolas de Itápolis: municipais, estaduais e particulares. A seleção das imagens será dividida em 2 temas: Fauna e Flora.

Cada escola enviará para votação popular, que acontecerá através do Facebook da Prefeitura Municipal de Itápolis, uma foto sobre cada tema, que será selecionada entre todas as imagens apresentadas pelos alunos. Os 3 primeiros colocados receberão como prêmio tablet (1º lugar) e vale-compras para brinquedos (2º e 3º lugares). A proposta do concurso é aliar o olhar artístico ao ambiental, de modo a visualizar a natureza de uma forma mais detalhada, estimulando a busca pelo conhecimento do ambiente em que vive, sensibilizando os estudantes sobre a importância da biodiversidade e sua conservação.

CONFIRA AS REGRAS DO CONCURSO FOTOGRÁFICO "NOVO OLHAR DA TERRA":

QUEM PODE PARTICIPAR⇒

O concurso é dividido em duas categorias

  • Fauna - Fotos que registram a fauna, podendo ser de quaisquer espécie, silvestres ou domésticos.
  • Flora - Fotos que destacam os elementos florísticos, podendo demonstrar jardins, arvores, etc. ou detalhes de uma flor, folha, troncos, raízes, etc.

Podem participar todos os alunos do Ensino Fundamental – I, de todas as escolas de Itápolis – Municipais, Estaduais e Particulares, podendo ser escolhidas até duas fotos por classe de alunos para cada categoria. Cada participante será o autor, ou seja, o proprietário do trabalho criado. Entende-se por autor/proprietário a pessoa que tirou a foto e é dona da imagem, isto é, detém os direitos sobre ela. Por isso, o participante deve ser autêntico. Ele mesmo deve tirar suas fotos ou com o auxílio dos pais/responsáveis.

Observação: Todas as fotografias participantes do concurso cedem todos os direitos de imagem e uso à Prefeitura Municipal de Itápolis.

COMO PARTICIPAR ⇒

Alunos(as) interessados em participar, devem enviar uma fotografia inédita para o concurso, através de seu professor, que selecionará até duas fotos por classe de alunos para cada categoria.

As fotos devem ser digitais ou digitalizadas (escaneadas), podendo ser realizada com qualquer instrumento de captura de imagem, como: câmera fotográfica digital ou analógica, dispositivo fotográfico de celular, entre outros. Entende-se por inédita a fotografia pertencente ao autor/proprietário e que nunca tenha sido premiada ou agraciada com menção honrosa em outro concurso. Cada foto enviada deve ser acompanhada por informações básicas:

Obrigatório:

- Nome completo do aluno;

- Nome da escola;

- Telefone e/ou e-mail de contato;

- Título da foto;

- Local da foto

Opcional:

- Legenda que deve demonstrar a intenção da foto (o que a foto mostra).

Cada aluno pode participar apenas uma vez em cada categoria, ou seja, cada aluno pode submeter até 2 (duas) fotos no concurso, sendo apenas 1 (uma) foto em cada categoria. As informações acima serão validadas e caso sejam confirmadas como não verdadeiras, o participante será desclassificado.

As fotos poderão ser entregues pelas Escolas diretamente na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, localizada na Rua Fermino Benedito Gonçalves, nº 61 – antiga CEAGESP, que emitirá comprovante de recebimento do material, ou encaminhadas no email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

COMO SERÁ A SELEÇÃO ⇒

Os trabalhos recebidos pelas Escolas serão analisados por funcionários das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Ambiental (comissão analisadora). Essa equipe terá a responsabilidade de selecionar as fotografias de cada uma das categorias que serão as finalistas, categorizadas da seguinte maneira:

Serão selecionadas duas fotos por Escola, uma de cada categoria, que figurarão dentre as fotos finalistas que irão para votação popular.

Para a seleção, a comissão analisadora levará em consideração os seguintes critérios:

- Adequação à proposta do concurso – estar de acordo com as condições descritas no concurso (critério de permanência no concurso);

- Apropriação de conceitos artísticos – originalidade na abordagem do tema, destacando os elementos artísticos – critério artístico/estético.

VOTAÇÃO POPULAR ⇒

As fotos finalistas selecionadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental do concurso serão submetidas também à votação da população, através da internet. Todos os usuários terão direito a dois votos, um para cada categoria. Ao divulgar as fotografias classificadas, o portal as publicará em uma exposição virtual. Em caso de empate, a decisão final dos vencedores no concurso ficará a critério da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental.

CRONOGRAMA ⇒

Inscrições das fotos: 18/09 a 06/10/2017

Seleção das fotos pelas Secretarias: 09/10 a 11/10/2017

Votação popular: 13/10 a 19/10/2017

Resultado do concurso: 20/10/2017

CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO ⇒

Serão excluídas do concurso as fotos que não respeitarem as normas apresentadas neste regulamento e/ou que se enquadrarem nos seguintes casos:

- Imagem protegida pelas leis de propriedade intelectual ou pelos direitos de privacidade e publicidade;

- Fotografia que não seja inédita, isto é, que tenha sido publicada em qualquer meio de comunicação (revista, livro, jornal, Internet, etc.);

- Conteúdo obsceno, ofensivo, calunioso, difamatório ou proibido por lei;

- Fotografias inadequadas, com baixa qualidade, descrição insuficiente ou que, por qualquer motivo, estejam fora dos padrões exigidos;

- Fotografia que não se enquadre nas duas modalidades do concurso;

- Participantes não pertencentes ao Ensino Fundamental I.

PREMIAÇÃO ⇒

A decisão final sobre a melhor foto é inquestionável e irrecorrível. Os prêmios não poderão, em hipótese alguma, serem trocados por dinheiro ou por quaisquer outros produtos. Os prêmios serão entregues pessoalmente na escola do aluno ganhador. As fotos premiadas serão publicadas no site da Prefeitura Municipal de Itápolis.

Os autores das fotos premiadas serão premiados da seguinte maneira:

Categoria Fauna:

1º lugar – Tablet

2º lugar – Vale-compras no valor de R$100,00 em loja de brinquedos

3º lugar – Vale-compras no valor de R$50,00 em loja de brinquedos

Categoria Flora:

1º lugar – Tablet

2º lugar – Vale-compras no valor de R$100,00 em loja de brinquedos

3º lugar – Vale-compras no valor de R$50,00 em loja de brinquedos

DISPOSIÇÕES FINAIS⇒

Qualquer situação não prevista no presente regulamento será decidida pela Comissão Analisadora.

Imprensa Prefeitura de Itápolis



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