Os pequenos produtores rurais de Itápolis que não dispõem de equipamentos agrícolas próprios, desde o dia 07/02/2011 já podem contar com a Patrulha Agrícola do Município para promover benefícios em suas propriedades mediante o recolhimento de uma taxa no valor de R$ 50,00 dia, por equipamento. Aos associados da APHI - Associação dos Produtores Horti-frutos de Itápolis, Coagrosol - Cooperativa dos Agropecuaristas Solidários de Itápolis e Instituto Anonna de Agricultura Sustentável, é cobrada uma taxa menor ou seja de R$ 35,00 por emplemento.
Poderão se beneficiar deste recurso, os donos de propriedades com até 64 hectares ou 26,44 alqueires localizadas no município. Os interessados devem procurar no prédio da antiga CEAGESP, na Rua Ferminio Gonçalves, próximo ao Cemitério Municipal onde é feito o cadastramento e recolhimento de taxa para a utilização dos implementos.
A Patrulha Agrícola dispõe dos seguintes equipamentos: Roçadeiras hidráulicas, lâmina frontal, distribuidor de calcário, arado subsolador hidráulico, canteirizadores de solo, terraciador de arrasto, perfurador de solo, plantadeira adubadeira, grades laranjeira e intermediária.
Confira abaixo as fotos dos equipamentos da Patrulha Agrícola Rural
Plantadeira-semeadeira de três linhas
Canteirizador (em segundo plano subsolador de 5 hastes e grade nivladora ao fundo)
Terraceador
Roçadeira dupla ecológica
Grade aradora de 18 discos
Esparramadora de adubo e calcário
Grade niveladora laranjeira
Subsolador 5 hastes
Trator 5605
Perfurador de solo
Lâmina frontal
Pá frontal