18 MAI 2017
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
PASSEATA EM ITÁPOLIS CHAMA ATENÇÃO PARA O DIA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES (18 DE MAIO)

O Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente em parceria com Ministério Público, Conselho Tutelar, Secretaria de Educação e de Desenvolvimento Social, CRAS, Patrulha Mirim, APAE, e escolas do município, entre outros membros da Rede de Proteção promoveram na manhã desta quinta-feira (18) uma passeata, partindo da Praça Jornalista Roberto Del Guércio, percorrendo algumas ruas da cidade para despertar a atenção da população para os casos de violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A passeata contou com importante apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Em 18 de maio 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil: com apenas 8 anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. Para combater casos como este, o dia 18/05 foi decretado como Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil.

As escolas municipais, estaduais e particulares também estão exercendo um papel importante nesta semana de mobilização, orientando as crianças e adolescentes com o auxílio de exemplares de tabloides distribuídos pelo CMDCA, que apresentam o assunto de uma forma adequada para assimilação do tema.

A presidente do Conselho Maurita Massari Porto e o promotor de justiça de Itápolis Dr. Carlos Eduardo Imaizumi fizeram participações nas rádios locais para debater o assunto. Esta ação, já gerou resultados, porque depois da fala do promotor já houve denúncias de novos casos de abuso sexual no município. No ano de 2016 foram registrados 17 casos de abuso em Itápolis.

Nisto confirmamos a importância de trazer o tema para as discussões sociais e a consciência de que fazer uma denúncia no Conselho Tutelar ou pelo Disque 100 – onde você não precisa se identificar – é essencial para salvar uma vítima de abusos sexuais. Essa causa também é sua: a sociedade precisa assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil!

18/05/2017